Respostas
nto a caça, como a pesca, são práticas que acompanham o homem desde a sua origem. Achados históricos mostram que, mesmo antes de se desenvolver armas “trabalhadas”, ou desenvolver técnicas apuradas de caça e de pesca, essas práticas já eram frequentes e até necessárias. No princípio, a caça e a pesca eram coisas imprescindível para sobrevivência: era, junto à colheita de frutas, a única forma de se obter alimento. Mais tarde, ganhou outros significados, como, por exemplo, o ritual para a passagem da fase da adolescência de meninos para a fase adulta de meninos de alguns povos. Nos dias atuais, não é mais uma forma de sobrevivência, mas a caça, assim como a pesca, ainda existem em ramos como o esportivo e por lazer.
Começando pela história da pesca: o homem sempre precisou estar perto da água para sobrevivência. Locais perto de rios eram os lugares de abrigo desde da época pré-histórica. O homem ainda não tinha conhecimentos sobre agricultura e nem estratégias para capturar animais terrestres. Então, a pesca era praticamente a única forma de alimentação animal. Alguns achados de cascas de ostras e de mexilhões sugerem que, mesmo antes da pesca com equipamentos, o homem colhia moluscos para alimentação.
Segundo cientistas, o período paleolítico (2,5 milhões a.C. até 10.000 a.C.), chamado também de Idade da Pedra Lascada, foi o período histórico que pode ser considerado o início da sofisticação dessas práticas. Como o próprio nome diz, foi a época em que se acharam a primeiras ferramentas “esculpidas” dos homens. Pedras eram batidas em outras, repetitivamente, até criarem pontas ou outros formatos desejados. Daí, nasceram as lanças e, mais tarde, as flechas, primeiras armas trabalhadas dos homens na caça. Antes disso, eram usadas pedras e ossos como instrumentos de caça e pesca. Logicamente, com essa nova tecnologia das armas, foi possível que a caça e a pesca fossem mais efetivas, podendo capturar animais maiores e com menos risco para os humanos durante a caça.