Em um cenário de maior competitividade, o consumidor busca maior variedade, menor custo, alto padrão de qualidade, produtos mais inovadores, confiáveis, se possível, personalizados e rapidez na entrega. Então, hoje o modelo a ser seguido é o de que “o cliente é o direcionador de todos os esforços realizados num sistema produtivo”, diferente dos modelos do passado, onde os clientes tinham pouca importância na aplicação destes esforços. Assim, modelo orientado a produção é substituído pelo sistema orientado para as necessidades do mercado.
Diante deste contexto, a integração de todas as áreas da organização (Finanças, Produção, Engenharia, Manutenção, Compras, Recursos Humanos e Marketing) se tornou necessária para a manutenção de sua competitividade e, com isso, inevitavelmente as técnicas de PCP evoluíram, e com o emprego de soluções sistêmicas foram criados melhores controles para o atendimento das necessidades de produção e sua gestão, proporcionando maior flexibilidade, eficiência e redução dos custos. A utilização da tecnologia da informação foi fundamental para esta integração, pois contribuíram para o surgimento de sistemas integrados tais como: MRP, MRPII e finalmente os Enterprise Resource Planning (ERP).
Com base neste novo aspecto, o sistema de planejamento e controle da produção passa a ser visto sob uma ótica estratégica, agregando a função de integrar os mais diversos setores de uma organização.
Nesta ótica, o relacionamento do PCP e de outros setores de uma organização é bastante intenso, com base neste relacionamento, assinale a alternativa INCORRETA:
A) Recursos Humanos – no longo prazo, definindo o patamar de produção necessário para atender a previsão de demanda, base para uma política de recrutamento e treinamento. Não é função do PCP, programar os recursos produtivos onde os funcionários serão alocados.
B) Compras – passando-lhe informações sobre o planejamento das quantidades de materiais e prazos necessários para o atendimento de um programa de produção, solicitando-lhe a reposição dos materiais, e acompanhando o desempenho dos fornecedores no atendimento deste programa.
Finanças – deve providenciar a orçamentação e acompanhamento de receitas e despesas, a provisão de fundos para atender este orçamento, e a análise econômica dos investimentos produtivos.
C) Marketing – no médio e curto prazo abastecer a Produção com informações sobre a demanda dos produtos atuais, permitindo o planejamento e programação da produção. No longo prazo buscar informações sobre potenciais necessidades dos clientes visando o projeto de novos bens ou serviços a serem desenvolvidos.
D) Manutenção – a programação da produção exige o conhecimento das condições físicas dos equipamentos e instalações, e o replanejamento exige rapidez na troca de informações sobre a mudança de estado dos mesmos.
Respostas
respondido por:
7
A) Recursos Humanos – no longo prazo, definindo o patamar de produção necessário para atender a previsão de demanda, base para uma política de recrutamento e treinamento. Não é função do PCP, programar os recursos produtivos onde os funcionários serão alocados. ** acabei de postar e acertei **
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás