• Matéria: Biologia
  • Autor: SasahSz
  • Perguntado 8 anos atrás

no ciclo lisogênico o que acontece com o vírus?

Respostas

respondido por: raitkz
2
No ciclo lisogênico, o vírus que invadiu a célula hospedeira agrega seu material genético ao genoma da mesma. Nesse processo, a presença do parasita não interfere de nenhuma forma no mecanismo celular: toda a sua atividade, desde o metabolismo até a reprodução, ocorre normalmente, assim como numa célula saudável.

Quando a célula hospedeira passa por divisões mitóticas, ela transmite às células-filhas não só o seu genoma, como também, o material genético do vírus que a infectou. Dessa forma, o parasita intracelular “se vale” do processo reprodutivo da célula para se multiplicar e contaminar novas células do organismo vivo, retomando o seu ciclo.

É exatamente por causa desse tipo de reprodução viral que algumas doenças demoram tanto tempo para se manifestarem no organismo. AIDS e herpes são bons exemplos disso: como a célula continua desempenhando suas funções enquanto o vírus está no ciclo lisogênico, o surgimento de qualquer sinal ou sintoma da doença se torna dificílimo. É possível detectar indícios das enfermidades somente quanto o vírus atinge o ciclo lítico, que é a fase em que o vírus se liberta do cromossomo, levando à morte da célula hospedeira, também conhecida como lise celular

respondido por: erickleonardo1998
1
Nesse tipo de ciclo, o vírus, já instalado na célula, permanece em estado latente. Ou seja ... o portador do vírus, apesar de ter células infectadas, não apresentará sintomas da doença causada pelo respectivo vírus porque esse estará "quietinho" dentro da célula bem integrado ao núcleo, apenas se multiplicando e multiplicando (é o caso do virus HIV, causador da AIDS). No ciclo litico o vírus passa a controlar a célula e comanda ela a produzir mais vírus. No final desse processo (litico) a celula já estará morta. Lembra que os ciclos lisogenicos, mais cedo ou mais tarde se tornarão líticos.
Perguntas similares