O critério que realmente define a correção linguística é o racional, segundo o qual o melhor é o que pode ser apreendido mais exata e rapidamente pelo ouvinte e pode ser produzido mais facilmente pelo falante, ou o melhor é a forma de falar, que reúne a maior simplicidade possível com a necessária inteligibilidade. A melhor elaboração desse conceito é mesmo [...] a original, ou seja [...]: o que é expressado mais facilmente é mais facilmente compreendido.
LEITE, M. Q. Metalinguagem e Discurso: a configuração do trabalho científico. 6. ed. São Paulo: Atlas, 1999. (Adaptado).
O falar “certo” ou “errado” está mais ligado à falta de adequação aos atos e situações específicos de comunicação do que aos desvios das normas gramaticais estabelecidas pela gramática normativa. Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para falsas em relação a essas discussões.
I. ( ) As normas gramaticais estabelecem as variações que os usuários da língua podem utilizar em suas construções discursivas.
II. ( ) As construções discursivas são organizadas, em termos de vocabulário e estrutura frasal, para atender aos objetivos de situações comunicativas específicas.
III. ( ) Os textos (falados ou escritos) mais bem compreendidos são aqueles construídos em obediência às situações específicas de comunicação.
IV. ( ) Os desvios das normas gramaticais demonstram que os usuários de uma língua não conseguem realizar de maneira compreensível seus atos comunicativos.
A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
a.
F, V, V, V.
b.
F, V, V, F.
c.
V, F, V, F.
d.
F, V, F, F.
e.
V, V, V, F.
Respostas
I - FALSA: As normas gramaticais não estabelecem variações, apresentando regras fixas como padrão para a língua culta.
II - VERDADEIRA: As construções de comunicação, sejam elas escritas ou faladas, são construídas com o intuito de estabelecer a efetivação de comunicações específicas, e portanto, serão regidas de acordo com cada situação comunicacional.
III - VERDADEIRA: Os textos que atingem com maior eficiência a sua finalidade são aqueles construídos sob "normas" de comunicação específicas, isto é, que estão de acordo com o nível de conhecimento linguístico do falante e do ouvinte.
IV - FALSA: Os desvios gramaticais não estão associados à capacidade de comunicação dos envolvidos no processo comunicacional. Assim, a compreensão efetiva da informação transmitida independe dos desvios gramaticais presentes na "mensagem".
Nossa alternativa correta é, pois, a letra B.
Espero ter ajudado ;)
Resposta:
b. F, V, V, F
Explicação:
(I) As normas gramaticais NÃO estabelece as variações. Elas são a forma PADRÃO (a base da Língua Portuguesa). Gramática normativa é o que conhecemos como norma culta. São as regras da gramática normativa que ditam como o português deve ser. Ela admite apenas uma forma correta para a realização da língua, tratando as variações como erros gramaticais. (IV) No entanto, quando se diz erro gramatical, não significa que um discurso esta errado ou certo, pois a linguagem bem passada é aquela que se adéqua ao público e região, pois não existe nenhuma língua que não seja influenciada por fatores externos e internos.
(II) (III) A depender do tema, do gênero e do interlocutor do texto, é necessário que façamos uso de vocábulos e de estruturas específicos. Em outras palavras, suas discussões são sempre situadas e envolvem construções linguísticas e estruturas específicas para cada situação de interação.