Depois da Segunda Guerra Mundial, a ONU adotou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que colocava em pauta o respeito universal e a observância dos direitos humanos e liberdades fundamentais para todos, sem distinção de raça, sexo, língua ou religião. O ideal foi reforçado em 1999, ano em que líderes budistas, protestantes, católicos, cristãos ortodoxos, judeus, muçulmanos e de várias outras religiões se reuniram para assinar o Apelo Espiritual de Genebra. O documento pedia aos líderes políticos e religiosos algo simples: a garantia de que a religião não fosse mais usada para justificar a violência. Passados muitos anos e outras muitas tentativas de garantir a liberdade religiosa, grande parte dos conflitos que hoje acontecem no mundo ainda envolve crenças e doutrinas, que se misturam a uma complexa rede de fatores políticos, econômicos, raciais e étnicos. Nesse caminho, pelo mundo afora ainda, existem inúmeros conflitos, guerras e disputas em que se destacam atitudes de violência no campo social, econômico e cultural. Sobre a origem e o tipo do conflito, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os conflitos dos jovens magrebinos (islâmicos de origem africana) na França são exemplos de conflitos baseados em diferenças religiosas e sociais.
( ) Os conflitos entre árabes e judeus no Oriente Médio podem ser classificados como exemplo de conflitos baseados em diferenças culturais e religiosas.
( ) As manifestações de jovens no Brasil, como os caras-pintadas e as passeatas de julho de 2013 contra corrupção, podem ser classificadas como conflitos baseados em diferenças culturais-religiosas.
( ) As reivindicações dos negros na África do Sul e nos Estados Unidos são baseadas nas desigualdades econômicas e raciais. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Respostas
respondido por:
14
Sequência correta:
V-V-F-V.
As manifestações brasileiras na alternativa incorreta foram reivindicações de cunho político, econômico e social, e não culturais-religiosos.
V-V-F-V.
As manifestações brasileiras na alternativa incorreta foram reivindicações de cunho político, econômico e social, e não culturais-religiosos.
janaenseada:
Obrigada
respondido por:
1
Resposta:
........................
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás