Respostas
Resposta:
Muitas vezes a prática de exercícios físicos não é acompanhada por profissionais de educação física, o que a torna perigosa. Os educadores físicos sabem da importância de uma prescrição adequada para promoção de saúde, para a reabilitação e para o rendimento esportivo. Dessa forma, devem mostrar a importância de uma prática de exercício bem orientada para a sociedade.
Para o inicio do treinamento, o ideal seria uma avaliação médica para saber o nível de condicionamento físico que está o praticante e se existe alguma lesão ou doença que influencie na prescrição do programa de treinamento. Uma alimentação adequada ajudaria este praticante alcançar seus objetivos de uma forma mais rápida e eficiente. Nessa perspectiva, já se tem mais dois profissionais, médico e nutricionista.
Assim como os medicamentos, existe uma dose certa para todos os tipos de exercícios e o responsável por essa prescrição é o profissional de educação física, que deve controlar as variáveis do treinamento levando em consideração os princípios metodológicos, fisiológicos e biomecânicos para a prescrição do programa de treino. E fazendo essa prática de forma prazerosa e eficiente.