(PUC-RS) Considere as afirmações sobre o Imperialismo e o Neocolonialismo na segunda metade do século XIX e princípio do século XX. I. A chamada Segunda Revolução Industrial é o fenômeno econômico condicionante do neocolonialismo, à medida que amplia, nos países industrializados, a necessidade de fontes externas de matérias-primas, bem como de novas áreas fornecedoras de mão de obra escrava em larga escala. II. A descoberta de diamantes no Transvaal (1867) e de ouro e cobre na Rodésia (1889) motivaram os países industrializados da Europa a tentar garantir domínio exclusivo sobre parcelas do continente africano. III. A Conferência de Berlim (1885*1887), convocada por Otto von Bismarck, fixou regras para a chamada partilha da África, as quais favoreceram a Alemanha e a Itália recém-unificadas, que assim compensaram seu ingresso tardio na corrida imperialista. IV. 0 Japão e os Estados Unidos, como potências não europeias, participaram ativamente da corrida imperialista, buscando estabelecer áreas de influência colonial ou semicolonial, em guerras contra a Rússia e a Espanha, respectivamente. Estão corretas somente as afirmativas: a) I e II. b) I e III. c) II e III. >/d) II e IV. e) I, III e IV.
Respostas
I. Incorreta. Os países europeus, durante o Neocolonialismo, não fizeram uso de mão de obra escrava, mas sim procuraram aquela que poderia pagar o menor preço.
II. Correta. As exploração de jazidas de pedras preciosas foram um grande motivo para o domínio de partes do território africano.
III. Incorreta. Alemanha e Itália não eram terrítórios unificados, e foram pouco favorecidos pela partilha.
IV. Correta.
Assim, a alternativa correta é a Letra D, que diz que II e IV estão corretas.
Espero ter ajudado^^
Resposta:
Alternativa correta: letra D - II e IV.
Explicação:
A primeira afirmação não está correta por um pequeno detalhe, o que pode causar confusão: a proposta do neocolonialismo não era criar um novo regime de escravidão africana, que aos poucos tinham sido exterminados com o nascimento do capitalismo de consumo doméstico. Os europeus precisavam de pessoas livres para consumir seus produtos. Por isso eles não eram escravos, não na acepção plena da palavra. A segunda alternativa sim, está correta. Ao descobrir condições de exploração mineira nos continentes africano e asiático, a Europa iniciou uma corrida imperialista para a extração de diamantes, principalmente na África. A terceira alternativa não está correta, é preciso dar uma olhadinha com mais calma na história sobre a partilha da África para se compreender que isso não se sustenta. A última afirmativa, sobre a corrida entre Japão e Estados Unidos está correta, já que representa um segundo momento - e decisivo - do Imperialismo, em que a Europa tinha feito escola, e a política neocolonialista tinha se espalhado pelo mundo.