• Matéria: História
  • Autor: marcelaribeiroo8513
  • Perguntado 8 anos atrás

Os dois primeiros presidentes brasileiros, os marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, tive ram dificuldades de lidar com as instituições políticas. Por quê?

Respostas

respondido por: GabiihPimentel
1
Sim, como eles eram militares, contrariavam os interesses da elite cafeicultora, que queria a todo custo assumir o poder. Deodoro foi presidente por pouco tempo, pois adotou medidas conservadoras, irritando os cafeicultores que pediram sua saída. Floriano assumiu após a renúncia de Deodoro, todavia, agiu de forma firme e segura, contendo revoluções que queriam tirá-lo do poder. Ficou conhecido como o "marechal de ferro", devido ao seu autoritarismo. Somente em 1894 as coisas começariam a mudar, já que seria eleito Prudente de Morais, o primeiro presidente civil, pertencendo a elite cafeicultora.
Dúvidas Privado!
respondido por: kacauchan
3
Olá!!

Vamos analisar dos dois separadamente:

Marechal Deodoro da Fonseca: Bom, foi o primeiro presidente, sua principal dificuldade vinha porque o país tinha acabado de mudar de uma monarquia que vinha a mais de 70 anos para uma república. Porém o mesmo por ser militar tinha um caráter voltado para o imperialismo. Assim ele aplicou censura nos jornais do país, pois dizia que eles eram contra a república e a favor do monarquia, o que acabou gerando varias manifestações além do governo que se mostrou autoritário.

Marechal Floriano Peixoto: Era vice de Deodoro e graças a Revolta Armada e com a renuncia do antigo presidente, Floriano acabou se tornando o atual. O governo já estava sofrendo com uma crise econômica por causa das mudanças. Foi chamado de "Consolidador da República", pois conseguia destruir as forças da oposição. Também passou pela Revolta Federalista.


Espero ter ajudado! Bons Estudos!
Perguntas similares