Alunos com altas habilidades/superdotação constituem um grupo heterogêneo em termos de interesses, níveis de habilidades, desenvolvimento emocional, social e físico. Sendo assim, para desenvolver uma prática pedagógica que considere as necessidades educacionais desse aluno é preciso:
( ) Ficar atento a possível falta de sincronia entre desenvolvimento intelectual e afetivo ou físico, o que explica, por exemplo, que algumas crianças dominem leitura e escrita, mas não tenham habilidade motora para segurar o lápis.
( ) Entender que a habilidade superior da criança pode ser decorrente de estimulação intensa, passando a ser semelhante a de outros colegas com o tempo, daí a importância de acompanhar e registrar o desenvolvimento e interesses do aluno.
( ) Saber que dentre as características da criança superdotada estão boa memória, curiosidade aguçada, aprendizagem rápida em determinadas áreas, vocabulário avançado, capacidade de abstração, originalidade para resolver situações-problemas, etc.
( ) Desenvolver estratégias de ensino, planejando um currículo escolar diferenciado e exclusivo, que se adeque às características do aluno.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta das afirmações.
Respostas
respondido por:
15
Falta a opção das alternativas. Marque a alternativa que apresenta: V-V-V-F
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás