Em relação ao fato social, Durkheim aponta que esse deve ser analisado como coisa, como objeto de análise. Assim, deve-se olhar para o fato social com um olhar de cientista, havendo um distanciamento entre esse e a sociedade.
Assim, considerando a capacidade de um fato social tratar o estudo de fenômenos sociais como coisa, podemos afirmar que:
Alternativas
Alternativa 1:
O fato social tem essa capacidade justamente por convencer as pessoas de que tudo o que é produzido pela sociedade é de menor relevância do que o pensamento individual.
Alternativa 2:
O tratamento como "coisa" reduz todos os fenômenos sociais a um estágio superior a todo o conhecimento humano, demonstrando que a teoria de Durkheim é a única aceita.
Alternativa 3:
Apesar de o fato social transformar os indivíduos comportamentalmente falando, Durkheim defendia o estágio positivo de Comte como a teoria mais assertiva sobre o estudo da sociedade.
Alternativa 4:
Tratar os fenômenos sociais como coisa, segundo Durkheim, é afastar os conhecimentos já existentes sobre algum assunto e, imbuído deste espírito, analisar determinado fenômeno social.
Alternativa 5:
O fato social significa que o poder sociológico explicado por Durkheim justifica sua fama de ser o maior e mais importante sociólogo que já existiu.
Respostas
respondido por:
12
Também fico com a alternativa 4 pois ele via o fenômeno social como objeto de analise.
respondido por:
26
Alternativa 4.
Com base nos estudos de Durkheim (1858-1917), podemos constatar que ele considerava o Fato Social como objeto de estudo da Sociologia. Na sociedade, o Fato Social é compreendido como um conjunto de ações realizadas pelos homens (interação homem e sociedade).
Nesta perspectiva, Durkheim falava que os fenômenos sociais (Fatos Sociais) deviam ser estudados, compreendidos e explicados para outras pessoas.
Como exemplos de Fatos Sociais: aprender a falar um novo idioma e seguir tendências da tecnologia (aparelhos eletrônicos).
Lute e conquiste!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás