Movimentos culturais (como o punk)
e sociais (como o movimento negro)
questionam ideologias e normas de comportamento.muitos deles São formados principalmente por jovens. Faça uma pesquisa sobre um desses movimentos de contestação e sobre o contexto em que eles se insere. Nessa pesquisa:
a)identifique os fatores históricos,socioeconômico e geopolítico que motivaram a formação desse movimento.
b)relacione os dados de sua pesquisa com a crença silenciosa de que a vida com as outras pessoa nos faz semelhante ou diferentes em decorrência de normas e valores morais,políticos,religiosos e artístico entre outros fatores.
Respostas
Resposta:
No Brasil a cultura hip hop teve seu início na década de 80 e a partir daí se mantém em constante crescimento.
Explicação:
Na década de 80 ela estava atrelada a cultura do funk americano, como o Miami Bass entre outros estilos.
Na década de 90, grupos como RZO, Racionais Mc's, SNJ, artistas como o Sabotage, entre outros, tiveram grande importância por seu papel político, dialogando sobre o sistema, a criminalidade e a favela como um todo.
Em 1998, Marcelo D2 trouxe o disco Eu tiro é onda sendo uma grande influência para o crescimento do rap carioca, onde logo após grupos como Quinto Andar de Niterói no Rio de Janeiro, Black alien & Speed, trouxeram um tom mais descompromissado com temas políticos e passaram a introduzir questões que influenciaram de forma geral.
Centenas de grupos surgiram após essa ascensão e hoje o hip hop trabalha tanto no Mainstream quanto no underground, podendo falar tanto de assuntos mais politizados quanto de festas ou questões introspectivas.
Vale ressaltar que a cultura hip hop possui 4 pilares sendo:
O Rap;
O Break dance;
O grafitte;
A discotecagem (DJ);