• Matéria: Português
  • Autor: VitóriaDiógenes1
  • Perguntado 8 anos atrás

O eu lírico do poema explica que "se escreve" "se diz" "se publica" "se declara e declama um poema" para "guardá-lo". a) Essa afirmação é contraditório e a que o texto passaria a ser acessível aos leitores?
b) Que sentido tem o verbo guardar no contexto do poema?
c) E para você, que sentido tem o verbo guardar?

Respostas

respondido por: anapbertho
608
Olá,

a) Sim, porque ao dizer que se declama e se declara um poema, imagina-se que então este texto estará acessível a todos. Mas, ao dizer que o texto será guardado, imagina-se que ele estará restrito, "escondido" aos olhos de todos.

b) O texto utiliza o verbo guardar como o ato de guardar no coração, registrar na memória. Quer dizer que o texto será recordado por todos, mesmo posteriormente.

c) Para mim, o verbo guardar significa esconder, preservar, deixar fora do alcance dos olhos e das mãos de todos, poupar, etc. Assim, o verbo teria um significado contrário ao do texto.

Bons estudos!
respondido por: Samuel1Alves1Brandao
36

Resposta:

a) Sim, porque ao dizer que se declama e se declara um poema, imagina-se que então este texto estará acessível a todos. Mas, ao dizer que o texto será guardado, imagina-se que ele estará restrito, "escondido" aos olhos de todos.

b) O texto utiliza o verbo guardar como o ato de guardar no coração, registrar na memória. Quer dizer que o texto será recordado por todos, mesmo posteriormente.

c) Para mim, o verbo guardar significa esconder, preservar, deixar fora do alcance dos olhos e das mãos de todos, poupar, etc. Assim, o verbo teria um significado contrário ao do texto.

Explicação:

Perguntas similares