Guerras sempre causam sofrimento. Além das mortes em campos de batalha, esses eventos costumam causar misérias e fazer muitas vítimas indiretas. Mas, apesar disso, as guerras também fomentam a indústria tecnológica, criando máquinas e serviços que acabam sendo incorporados pela população civil, anos ou décadas mais tarde.
Confira, a seguir, algumas invenções desenvolvidas durante esses períodos tensos e repletos de explosões.
1. Forno de micro-ondas
[...] Durante o início da Guerra Fria, em 1945, o engenheiro americano Percy Spencer trabalhava com a tecnologia de radares, mais precisamente na construção de peças capazes de gerar ondas eletromagnéticas (magnetrons). Durante as muitas horas dedicadas ao serviço, Spencer percebeu que uma barra de chocolates em seu bolso havia derretido. Não demorou muito para que o engenheiro chegasse à conclusão de que o doce havia sido aquecido pelas micro-ondas.
2. GPS
[...] A implementação do GPS é baseada, parcialmente, em sistemas de navegação via rádio, como o LORAN ou o Decca Navigator, que foi usado na Segunda Guerra Mundial. [...]
3. Câmeras digitais
Desde o fim da década de 50 que governos do mundo todo têm enviado satélites espiões para a órbita terrestre. Sempre equipados com câmeras potentes e capazes de capturar imagens de territórios inimigos, esses equipamentos observam não apenas a posição de suas tropas, mas também o desenvolvimento industrial de determinada região. [...]
4. Controle de tráfego aéreo
Durante os primeiros dias de voo, os pilotos ficavam completamente isolados do ambiente terrestre assim que decolavam. [...] Porém, isso mudou com a ajuda do Exército Americano, que instalou o primeiro rádio de comunicação em duas vias em um avião durante a Primeira Guerra Mundial. [...]
5. Produção em massa de antibióticos
Apesar de não ter sido inventada durante a Segunda Guerra Mundial, foi durante esse trágico evento histórico que a penicilina passou a ser produzida em massa pela primeira vez, [...]. Outros avanços médicos que ganharam mais força durante a Segunda Guerra incluem a transfusão de sangue e a medicina aeroespacial, que possibilitou aos pilotos voarem seguramente a altitudes elevadas e por um longo período de tempo.
6. Serviço de ambulâncias
[...] Uma grande mudança no serviço de socorro médico se deu com as batalhas lutadas pela França em 1793. Na ocasião, os veículos de duas ou quatro rodas puxados por cavalos entravam no campo de batalha para atender os feridos e fornecer os primeiros socorros.
7. Computadores
[...] O primeiro computador eletrônico do mundo, conhecido como ENIAC, começou a ser desenvolvido durante a Segunda Guerra Mundial, nos Estados Unidos, mas só ficou pronto em 1946, durante a Guerra Fria. [...]
8. Internet
Ainda durante a Guerra Fria, os Estados Unidos buscavam um meio de comunicação e de armazenamento de dados que fosse descentralizado, isto é, que continuasse funcionando mesmo que parte dele tivesse sido bombardeada. Assim, a ARPA, agência militar especialmente desenvolvida para a criação desse projeto, financiou estudos e pesquisas acadêmicas que pudesse levar à criação da ARPANET, como era chamada a nossa querida internet naquela época. [...]
ARRUDA, Felipe. 8 tecnologias inventadas para a guerra que fazem parte do nosso cotidiano. In: TECMUNDO. Disponível em: . Acesso em: 16 ago. 2016.
As guerras que vitimaram milhares de pessoas no decorrer do século XX também foram responsáveis por impulsionar o desenvolvimento tecnológico. Sobre esse assunto, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas, de acordo com o texto e com o livro didático.
(A)
Ocorreram várias guerras no século XX, muitas delas causadas pela disputa por áreas de influência e de recursos naturais.
Verdadeiro Falso
(B)
As pesquisas sobre equipamentos e produtos que pudessem ser utilizados nas guerras também fomentaram a indústria tecnológica, principalmente a aeroespacial, eletrônica e de energia nuclear.
Verdadeiro Falso
(C)
As tecnologias desenvolvidas para as guerras sempre foram de uso restrito das forças militares dos países mais desenvolvidos, por isso as indústrias de bens de consumo não se beneficiaram com elas.
Verdadeiro Falso
(D)
A internet começou a ser desenvolvida durante a Segunda Guerra Mundial, nos Estados Unidos, mas essa tecnologia só ficou pronta em 1946, durante a Guerra Fria.
Verdadeiro Falso
(E)
Além das tecnologias aeroespacial e eletrônica, a área de saúde também se beneficiou das pesquisas desenvolvidas para as guerras.
Verdadeiro Falso
Valor:1.00 ID:GEO_SPE_EF81_1_1_A_8_N3
Respostas
respondido por:
13
A- V
B- V
C- F
D- F
E- V
B- V
C- F
D- F
E- V
gugustavobelo:
justifique as afirmativas falsas:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás