• Matéria: História
  • Autor: ailaauana31p3pcxf
  • Perguntado 8 anos atrás

explique a expressão ''mundo bipolar'' e sua relação com a guerra fria

Respostas

respondido por: AndrezYas
2
é um mundo onde tem guerra e amor, pessoas matando e outras salvando, na guerra fria queriam vencer mais sem armas, sim na tecnologia

ailaauana31p3pcxf: ainda n entendi
respondido por: lucasgabrielsiotmigd
3
O mundo se dividia na ideologia capitalista (fortemente impulsionada pelos E.U.A com a elaboração do Plano Marshall e consequentemente com a reconstrução de uma Alemanha divida e destruída pós 2ª G.M), ideologia essa que foi bem difundida nas Américas e na Europa Ocidental, incluindo a Alemanha Ocidental. Além disso, se tinha a ideologia comunista propagada pela URSS que havia dominado boa parte da Europa Oriental e da Alemanha Oriental, incluindo Berlim. A URSS queria evitar à todo custo a expansão do Plano Marshall por toda Alemanha pelo provável apoio que o capitalismo e os E.U.A conseguiriam com tal manobra, após tentar bloquear as passagens de recursos à Alemanha Oriental e falhar, a URSS perde força e, com isso, é vista como vilã na Alemanha Oriental (principalmente por tentar bloquear os recursos advindos dos E.U.A). Devido a tais fatos, pode-se dizer que começa uma crise de um comunismo anteriormente propagado por um país que já estava fraco devido aos seus conflitos durante a 2ª G.M e que ainda sustentava forças armadas em boa parte da Alemanha, tendo que enviar capital para tais locais, enfraquecendo/impedindo um possível desenvolvimento por parte da URSS. 

lucasgabrielsiotmigd: Complementando o comentário acima, começa uma guerra de ideologias e, devido à isto uma "guerra fria". Sem conflitos armados mas com intensos embates ideológicos, espionagens e disputa tecnológica.
Perguntas similares