1: com base no que foi estudado ao longo do capitulo e na observação da seção Síntese histórica das paginas 10 e 11, monte um quadro-resumo que contemple os seguintes itens:
A: As etapas do desenvolvimento capitalista: embaixo de cada uma delas,descreva em poucas palavras os motivos do nome que as designa.
B: As doutrinas econômicas associadas a cada etapa: liste suas características essenciais.
C: As potencias econômicas mais importantes de cada período.
Respostas
O capitalismo mercantilista, é conhecido como pré-capitalismo era mais um sistema de trocas, e é a primeira fase do capitalismo. Era um capitalismo comercial, quem tinha comércios tinha mais lucro.
O capitalismo industrial surgiu no século XVIII e é marcado pelas transformações industriais e pela forma de produção sendo os modelos mais representativos do capitalismo industrial o fordismo e toyotismo, podemos citar como duas características:
- Substituição de grande parte dos homens pelas máquinas;
- Velocidade na produção.
Quanto ao capitalismo financeiro (ou monopolista) o próprio nome indica o que ele abrange, ele é um sistema econômico e podemos citar como características:
- Acumulação de dinheiro;
- Obtenção de lucros através do mercado financeiro
as etapas do desenvolvimento do capitalismo são:
Renascimento comercial, por volta do século 12. Nesse momento o sistema feudal começou a se deteriorar, dando início ao sistema comercial, onde começou a surgir a famosa burguesia.
Capitalismo comercial, durante o século 15. O principal fator dessa etapa do capitalismo foi a expansão marítima e o intenso comércio praticado pelos navegantes.
Capitalismo industrial, entre os séculos 18 e 19. Foi marcado pela Revolução Industrial na Inglaterra, que mudou toda a forma de produção, que agora acontecia em massa. Na 2ª Revolução Industrial, a descoberta do petróleo e surgimento dos motores movidos à combustíveis foi a grande mudança.
A terceira Revolução Industrial, também chamada de Revolução Tecnológica vem para fechar mais uma etapa do capitalismo industrial, com novas tecnologias de comunicação, transportes, na agricultura e em computação.