John Locke é considerado um precursor do iluminismo. Cite alguns pontos de suas ideias que justifiquemm sua resposta e expliquem essa afirmação
Respostas
John Locke é um precursor do Iluminismo na medida em que defendia que os conhecimentos são frutos da experiência, e não da "revelação" , e que defendia três liberdades (ou direitos) básicas.
A ideia de que o conhecimento é fruto da experiência tornava inválida as justificativas que a Igreja usava para se apresentar como "senhora" da Ciência, pois usavam a Bíblia como uma forma de "sustentar" as suas verdades e o modelo proposto por Locke dizia que tais conhecimentos não eram científicos e não deveriam ser tidos como válidos.
Já a defesa das liberdades (direito à vida, à propriedade, à auto-determinação, etc) fez com que o Absolutismo, sistema ao qual se opunha os Iluministas, ruísse.
Resposta:
John Locke foi um pioneiro do Iluminismo. Ele acreditava que o conhecimento é o resultado da experiência, não da "revelação", e defendeu três liberdades (ou direitos) básicos. A visão de que o conhecimento é o resultado da experiência invalida o argumento da igreja para demonstrar que elas são as "senhoras" da ciência porque usam a Bíblia como uma forma de "apoiar" sua verdade, e o modelo de Locke diz que conhecimento não é conhecimento científico. Não deve ser considerado eficaz. A defesa da liberdade (direitos à vida, propriedade, autodeterminação, etc.) levou ao colapso do despotismo (um sistema contra iluminadores).
ESPERO TER AJUDADO !!