quais as medidas adotadas pelos déspotas esclarecidos influenciadas pelas ideias iluministas?e qual era a contradição existente nessa forma de governo?
Respostas
• Catarina II da Rússia – a partir das ideias iluministas, sobretudo de Voltaire e D’Alembert, a imperatriz limitou a interferência da igreja, pois passou a aceitar todas as crenças religiosas; construiu escolas e modernizou a administração, assim como reformou algumas cidades. O filósofo iluminista Diderot esteve na Rússia, a convite de Catarina II.
• José II, da Áustria – Apesar de não ter se aproximado dos filósofos iluministas, provavelmente por ser católico, José II realizou grandes reformas a partir das ideias iluministas na Áustria. Aboliu a tortura e a servidão, passou a cobrar impostos do clero e da nobreza, antes poupados, fundou escolas, construiu hospitais, reformou a legislação e permitiu todas as crenças religiosas.
• Frederico II da Prússia: Foi o monarca mais próximo dos filósofos iluministas, tendo inclusive, os acolhido quando os mesmos sofreram perseguições na França. Frederico II aboliu as torturas, fundou escolas, reformulou o sistema penal passou a aceitar todas as crenças religiosas.
• Marquês de Pombal – Não era um monarca, e sim um conde português, ministro do Rei D. José, de Portugal. Pombal expulsou os jesuítas das terras portuguesas (Portugal e suas colônias) e reformou a estrutura administrativa (educacional, econômica, social e do exército), desenvolvendo, dessa forma, o comércio colonial.
Principais déspotas esclarecidos:
José II da Áustria: pôs fim à servidão e proporcionou relativa liberdade religiosa.
Catarina II da Rússia: defendeu o ensino leigo e criou uma universidade em Moscou.
Frederico II da Prússia: chamado "o rei filósofo", eliminou as torturas em seu país e criou o ensino obrigatório.
José I de Portugal: combater uma influência inglesa na economia do país, implementou a produção industrial e lutou contra a influência política da igreja, atacando a expulsão dos Jesuítas do reino.
Carlos III da Espanha: reduziu a tortura e a influência da inquisição no país e expulsou os Jesuítas.
A contradição existente nessa forma de governo foi que o iluminismo foi criado com base na crítica ao absolutismo e ao antigo regime porém alguns monarcas utilizaram como modernização ao absolutismo.