• Matéria: Biologia
  • Autor: Laissa151
  • Perguntado 8 anos atrás

em relação a composição química e a complexidade de organização dos seres vivos, quais as diferenças entre os seres vivos e a matéria bruta?

Respostas

respondido por: barrosluca97
1
Os seres vivos diferenciam-se da matéria bruta por apresentarem características exclusivas, como:
⇒Composição química orgânica (carboidratos, proteínas, lipídios, ácidos nucleicos), além da inorgânica (água e sais minerais);
⇒Capacidade de nutrição e metabolismo (reações complexas de construção/decomposição de substratos orgânicos para armazenar/liberar energia);
⇒Capacidade de reprodução e evolução (transmissão de seus ácidos nucleicos com possíveis mudificações estruturais que podem levar ao aumento nas capacidades de adaptação ao meio ambiente)
⇒Estrutura celular simples ou complexa, única ou diversificada, onde ocorrem as reações metabólicas, inclusive para a reprodução/evolução.

OBS.: os vírus são os únicos seres vivos conhecidos que se situam no "limite" entre vida e matéria bruta por terem capacidade de se cristalizar, não terem estrutura celular, nem nutrição, nem metabolismo próprios. Mas a composição química orgânica básica (proteínas e pelo menos um tipo de ácido nucleico) e a capacidade de reprodução e mutação (parasitando células vivas) confere aos vírus a sua classificação como seres vivos.
respondido por: emanuelpfilhopddo2b
1

Os seres vivos têm uma composição química muito mais variada e uma complexidade muito maior.

Perguntas similares