• Matéria: Geografia
  • Autor: marcos1852
  • Perguntado 8 anos atrás

Quais são as flora da caatinga

Respostas

respondido por: sopzinha
12
A vegetação da Caatinga tem como características principais árvores de pequeno porte, mas principalmente arbustos, com predominância de cactáceas. As árvores perdem suas folhas nas estações mais secas, e é no período de chuva em que a vegetação da Caatinga realmente se faz visível. As plantas da Caatinga possuem estruturas próprias que se adaptam às condições áridas da região, contando com mecanismos de armazenamento de água, que as auxiliam a sobreviver nos períodos mais secos. Os troncos das árvores existentes são tortuosos e com espinhos.
São espécies comumente encontradas na Caatinga, a umburana, a aroeira, o umbu, a baraúna, a maniçoba, a macambira, o mandacaru, o xiquexique, o faceiro e juazeiro, dentre outros. As plantas mais encontradas na Caatinga são aquelas chamadas de xerófitas, que são plantas adaptáveis aos climas semiáridos e desérticos. Elas possuem raízes longas, para que encontrem água a distâncias enormes. Além disso, por serem plantas “carnudas”, possuem capacidade de reter água nos momentos mais secos. As folhas pequenas também ajudam evitando excesso de transpiração das plantas.

marcos1852: Obrigado
respondido por: AnneGoulart01
3
A flora da Caatinga tem características peculiares, apresentando uma estrutura resistente e adaptada às condições áridas, por isso são chamadas xerófilas, ou seja, adaptadas ao clima seco e à pouca quantidade de água.  A vegetação é formada por três estratos: o arbóreo, com árvores de 8 a 12 metros de altura; o arbustivo, com vegetação de 2 a 5 metros; e o herbáceo, abaixo de 2 metros. De acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente, 932 espécies vegetais ocupam os solos da Caatinga, das quais 318 são endêmicas, sendo as bromélias e os cactos as principais famílias de plantas da região. A sapiência da natureza proporcionou às espécies folhas miúdas, cascas grossas e hastes espinhentas que são adaptadas à evapotranspiração intensa. As plantas ainda têm a especificidade de possuir raízes tuberosas para armazenamento de água, possibilitando a rebrota da planta mesmo após longos períodos de falta de água ou mesmo intervenções humanas. Mandacaru, xique-xique, barriguda e umbuzeiro são algumas das espécies com grande capacidade de armazenamento de água. Há ainda uma vasta lista de plantas medicinais como a catingueira, o jerico e o angico.
A Caatinga ainda abriga espécies raras e de grande valor como o ipê roxo, o cumaru, a carnaúba e a aroeira, a qual está ameaçada de extinção. Nos períodos chuvosos, espécies de plantas herbáceas se abrem em flor, dentre as quais a malva, a malícia e a flor de tijirana.


marcos1852: Obrigado
Perguntas similares