• Matéria: História
  • Autor: dhafyton6768
  • Perguntado 8 anos atrás

Em 1869, 0 jornalista Blanchard Jerrold sugeriu ao desenhista e ilustrador francês Paul-Gustave Doré (1832-1883) que trabalhassem juntos num projeto ilustrado que visava realizar um retrato de Londres da época. Doré aceitou e assinou um contrato com os editores da Grant & Co. que envolvia permancer em Londres três meses ao ano. 0 livro Londres: uma peregrinação, com 180 gravuras, foi publicado em 1872. Foi um enorme sucesso comercial, mas não agradou à crítica londrina, que 0 criticou por focar apenas a miséria. Um influente jornal da época acusou-o de “inventar e não retratar”. De qualquer maneira, entre 1869 e 1871, Doré realizou um notável estudo sobre os efeitos da industrialização e da urbanização descontrolada na cidade. Observe atentamente as imagens a seguir e analise: a) As condições de vida e higiene da classe trabalhadora na Inglaterra na segunda metade do século XIX. b) A importância para o sistema capitalista da existência de um enorme contingente de mão de obra. Justifique.hh

Anexos:

Respostas

respondido por: carlamst
21
Olá

letra a) As condições da classe trabalhadora nesse período da histórica não eram, nem de longe, boas. Tinham uma longa jornada de trabalho, tendo de estar em serviço de 12 à 14 horas por dia, dependendo da estação (verão/inverno). A higiene nas cidades e locais de trabalho eram precárias e os riscos de acidente durante o trabalho eram altos.

letra b) O capitalismo precisa de uma abundante quantidade de mão de obra pois os meios de produção são baseados em produção em massa. Quanto mais se produz, mais se tem produto pra vender e assim mais lucro.

Boa tarde! :)
Perguntas similares