• Matéria: História
  • Autor: alinemartielly6186
  • Perguntado 8 anos atrás

(PUCCamp) Analise o texto adiante. "Por um lodo, é a ameoça do prolongamento indefinido do ditadura e, acima do predomínio no código fundamental do país de idéias não só visceralmente incompatíveis com as tradições democráticas, consciência e cultura da nação, senão também atentatórias da segurança, direitos e progresso econômico de São Paulo. Por outro lado, são as dores desta soberba Unidade da Federação, usurpada na faculdade inauferível de se governar, talada na opulência de suas riquezas, destroçada na organização de seus serviços públicos. São Paulo martiriza- do nunca poderio perdoar aos seus filhos manterem-se desunidos ante tantos perigos e infortúnios. Adaptado de 0 Estodo deS. Paulo, fevereiro de 1932. A partir do texto e tendo como referenciais o contexto histórico do movimento paulista de 1932, pode-se afirmar que: a) a grande imprensa demonstra sempre uma postura equidistante no tocante a questões históricas conflituosas, haja vista o predomínio do interesse comercial dos seus proprietários. b) o jornal revela um posicionamento radical contra o extremo nacionalismo do movimento paulista, que pretendia depor o primeiro governo constitucional de Getúlio Vargas. c) o jornal concorda plenamente com o movimento paulista, já que este procura fortalecer o getulismo contra a oligarquia que governa o Brasil até 1930. Já) o discurso presente no texto do jornal traduz uma parte do sentimento de alguns defensores do movimento paulista, que questiona a legitimidade do poder político vigente no país. e) as idéias contidas no texto do jornal mostram o grau de união e a convergência de interesses de todos os participantes do movimento paulista pela Consolidação da União Nacional. conforme tabelas das páginas 8 e 9. s y

Respostas

respondido por: Sabrinaalmeid4
53
Olá,

  A resposta é a letra D:

D) o discurso presente no texto do jornal traduz uma parte do sentimento de alguns defensores do movimento paulista, que questiona a legitimidade do poder político vigente no país.

          Durante o Estado Novo algumas ideias opositórias foram intensamente vividas e lutadas, o cenário político estava extremamente agitado devido as oposições que atuavam fortemente contra o governo e suas ideias protecionistas e assim faziam-se passeatas e lutas no dia a dia pela mudança governamental.

       Carlos Lacerda, era quem comandava a UDN e grande opositor do governo de Vargas, fazia inúmeras campanhas através da imprensa para a derrubada deste governo.
Perguntas similares