• Matéria: Pedagogia
  • Autor: irenemartins
  • Perguntado 8 anos atrás

1) "[...] Trata-se de oferecer aos futuros professores uma formação universitária de alto nível intelectual. O que se quer é desenvolver competências profissionais baseadas em conhecimentos científicos. As autoridades educativas desejam ainda fazer com que ensino e professores passem: 1) de uma visão rotineira da pedagogia a uma concepção inovadora; 2) do respeito às regras e rotinas escolares a uma ética profissional a serviço dos alunos e de seu aprendizado [...] ."
(TARDIF, Maurice. A profissionalização do ensino passados trinta anos: dois passos para a frente, três para trás. In: Educ. Soc., Campinas, v. 34, n. 123, p. 551-571, abr.-jun. 2013)
A organização da docência de fato só ocorreu no século XX, quando a escola passou a ser obrigatória no Brasil. A respeito da profissionalização da docência no Brasil, analise as afirmativas a seguir:
I. Ocorreu juntamente com uma comissão científica reconhecida pelo Estado.
II. Apresentou envolvimento nas gestões das instituições, práticas também voltadas aos problemas humanos e sociais.
III. Não houve autonomia profissional suficiente e necessitou do Estado para gerir e tomar decisões.
Assinale a(s) afirmativa(s) correta(s):
Alternativas:
a) Apenas, I.
b) Apenas, II.
c) I e II.
d) Apenas, III.
e) I, II e III.
2) "O currículo tem uma especificidade muito particular. Todos os que dele participam e todos os que têm ingerência sobre o currículo, não o fazem de maneira neutra. Trata‐se de uma área impregnada de valores, ideologias, forças, interesses e necessidades e exige, para uma definição mais exata, a explicitação de um quadro de referência filosófica, histórica, política".
(MALTA, Shirley Cristina Lacerda. Uma abordagem sobre currículo e teorias afins visando à compreensão e mudança. In: Espaço do Currículo, v.6, n.2, p.340-354, maio a agosto de 2013).
A partir do conhecimento sobre currículo, relacione as colunas abaixo:
A) Teoria Tradicional
B) Teoria Crítica
C) Teoria Pós – Crítica
1. Questionar o conhecimento corporificado no currículo e de deslocar a ênfase dos conceitos simplesmente pedagógicos de ensino e aprendizagem para os conceitos de ideologia e poder.
2. São as conexões entre significação, identidade e poder que passam, então, a ser enfatizadas. Para esta teoria, o currículo está irremediavelmente envolvido nos processos de formação pelos quais nós nos tornamos o que somos. O currículo é uma questão de identidade e poder.
3. O currículo era concebido como uma questão simplesmente técnica, pois se resumia em discutir as melhores e mais eficientes formas de organizá‐lo e aceitar mais facilmente o status quo, os conhecimentos e os saberes dominantes pretendendo ser apenas teorias neutras, científicas ou desinteressadas.
Assinale a alternativa que a apresenta a sequência correta:
Alternativas:
a) A1 – B2 – C3
b) A3 – B1 – C2
c) A3 - B2 – C1
d) A2 – B1 – C3
e) A2 – B3 – C2
3) Analise as alternativas abaixo e complete com (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) Para Vygotsky a aprendizagem se dá coletivamente, a partir do contato com o outro.
( ) Para Vygotsky o educador atua para ampliar a consciência do homem a partir dos elementos da cultura.
( ) Para Piaget a aprendizagem depende diretamente do desenvolvimento
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
• a) F - F - F
• b) V - F - F
• c) F – V – F
• d) V – V – V
e) F – V – V

Respostas

respondido por: merisat
16

1-> letra C

2-> letra B

3-> letra D

respondido por: Matheusieti
0

1) A alternativa C está correta.

Neste sentido, as atividades regulares e atividades complementares, fazem parte da formação acadêmica do indivíduo.

Em seu caráter regular, notamos as que fazem parte do currículo obrigatório.

As atividades complementares, são aquelas de natureza acadêmica que promovem a integração entre o campo de pesquisa, extensão e a graduação. Seus tipos são:

Ensino;

Pesquisa;

Extensão;

Órgãos colegiados;

E por fim, as atividades vinculadas à representação estudantil.

Notamos que cada uma dessas características é implementada de maneira dinâmica, para facilitar o aluno no processo de aprendizagem e até mesmo nas avaliações, de maneira coerente para que ele aprenda mas ainda sim possua autonomia no processo de aprendizagem.

2) A alternativa B está correta.

O currículo, surge como um cronograma de atividades que devem ser cumpridas para chegar a tal posição, no caso da educação, para que o mesmo se forme ele deve seguir adequadamente o currículo.

Deste modo, o indivíduo oprimido, pode ser visto como parte de um sistema segregado, geralmente esses indivíduos são financeiramente pobres, e, dependem do acesso a cultura, a educação, a segurança e saúde para terem melhores condições de completar esse currículo

3) A  alternativa D está correta.

Bem, Vigotsky parte do pressuposto que as relações com o meio social podem interferir ou estimular o desenvolvimento cognitivo do indivíduo.

Assim,  o educador tem um importante papel nessa construção do conhecimento para o aluno, pois ele deve respeitar todas as fases de desenvolvimento, incluindo a  Zona de desenvolvimento real, para que não haja uma quebra em seu desenvolvimento e o educando possa desfrutar de cada estágio corretamente.

Caso tenha interesse nas teorias de Wallon:

https://brainly.com.br/tarefa/20790116

Anexos:
Perguntas similares