No Brasil, a partir do final do século XIX, até 1920, se inicia a atenção à Questão Socialde forma mais sistematizada, por parte do Estado. Caracterizada como problemas advindos da crescente desigualdade social. Período que pode ser considerado como a época da inovação legisladora e regulamentadora no campo da política social. Sobre a Questão Social, considere: I. Podemos verificar que nessa época a Questão Social foi tratada com muito preconceito e discriminação. II. As afinidades de classes provenientes das características do sistema capitalista reforçam a condição de harmonia nas relações sociais. III. A população pobre e desfavorecida vivia à margem da sociedade e as suas manifestações eram tratadas com atos de repressão e violência. IV. O capitalismo não é senão a produção e a reprodução contínua e cada vez mais forte e ampla da questão social. Estão corretas apenas as alternativas: Alternativas: a) I, II e III. b) II, III e IV. c) I, II e IV. d) I, III e IV. e) I e II.
Respostas
Com base no enunciado acima, podemos compreender que:
A alternativa D é a que melhor se aplica como correta. I, III e IV.
Partindo deste ponto, vale ressaltar que existe uma incoerência na segunda alternativa, principalmente pelo fato do capitalismo não promover uma harmonia entre as classes sociais.
Além disso, este fato deve ser observado com um olhar contrário ao apresentado, visto que o capitalismo gera um grande aumento nas divisões sociais e econômicas, gerando um espaço cada vez maior entre as camadas financeiras.
Espero ter ajudado;
Um abraço.
I. Podemos verificar que nessa época a Questão Social foi tratada com muito preconceito e discriminação.
Correto. Os tratamentos higienistas, por exemplo, tinha caráter de saúde pública, mas também social, sendo bastante invasivos nas vidas das pessoas pobres.
II. As afinidades de classes provenientes das características do sistema capitalista reforçam a condição de harmonia nas relações sociais.
Falso. Não há harmonia entre classes no capitalismo, não, pelo menos, sob o ponto de vista de Karl Marx, que é geralmente o autor utilizado para analisar essa questão.
III. A população pobre e desfavorecida vivia à margem da sociedade e as suas manifestações eram tratadas com atos de repressão e violência.
Correto. Causas sociais eram tratadas como casos de polícia, e só com muito empenho e luta é que se tornaram parte dos direitos garantidos pela Constituição.
IV. O capitalismo não é senão a produção e a reprodução contínua e cada vez mais forte e ampla da questão social.
Correto. O capitalismo é fundamental para o desenvolvimento da questão social em si. Neste sistema, os conflitos são recorrentes.
Saiba mais: https://brainly.com.br/tarefa/499335
Em anexo, Revolta da Vacina, que faz parte da resistência conta as ações impositivas do Estado.