Respostas
1) Latim “sclavus”, que significa "pessoa que é propriedade de outra”, e de “slavus”, que significa “eslavo”, pois muitas pessoas desta etnia foram capturadas e escravizadas. Nem sempre eram negros, os índios também foram escravizados, assim como outros povos.
2) Obter trabalho forçado sem a necessidade de gastar dinheiro, além disso os escravos que mantinham a fazenda funcionando bem dizer, uma vez que cuidavam das plantações e dos animais. Ademais isso também influenciava status social, o que mais tinha escravos era mais rico.
3) Os escravizados eram transportados nos porões dos navios onde permaneciam confinados em viagens que poderiam durar dois meses, até a chegada ao destino.
4) Eram chamados de tumbeiros pois centenas de pessoas eram confinadas nos porões em estado precário e por semanas, por isso era muito comum morrerem no meio do caminho por causa das doenças. Sobre os motins não era fácil tal tipo de revolta, as guarnições dos navios, sempre alertas, ao menor indício de agitação puniam drasticamente os cativos.
5) Não. A maior parte dos escravos trazidos para o Brasil saiam da África, por essa questão não havia outra maneira de trazê-los, se não em navios.
6) Todo tipo de serviços pesados. A maior parte das mulheres e homens eram submetidos as lavouras, trabalhando do plantio ate o produto final, porém algumas mulheres tinham "sorte" de trabalharem em casa, com serviços domésticos.
7) Eram trazidos e colocados em exposição nas feiras e praças e as pessoas os olhavam e analisavam como mercadoria.
8) Chicoteadas, privação de alimento, acorrentados no tronco a céu aberto e outras. Eram aplicadas na frente dos escravos para que servissem de exemplo.
9) Primeiramente muitos escravos eram analfabetos, mas os senhores provavelmente temiam um escravo inteligente e estudado, por isso o medo de que buscassem conhecimento, pois sairiam facilmente de suas garras.
10) Os povos africanos ao serem escravizados e trazidos para o Brasil, trouxeram consigo diversos conhecimentos em diversas áreas como a metalurgia, confecção de telhas, ténicas de caça e pesca e a tecelagem, por exemplo.