• Matéria: Português
  • Autor: LisaHyuna9546
  • Perguntado 8 anos atrás

Do Texto VIII, destaca-se o seguinte trecho: “Observamos que este uso (do eufemismo) é generalizado entre diferentes grupos sociais - a mesma preocupação pode levar a substituir o termo comunidade por outro equivalente, como morro ou bairro”. (linhas 6-8) A substituição apontada no trecho acima pode ser encontrada em letras de algumas canções, como no exemplo abaixo. Endereço dos Bailes “(...) (...) Ê ê ê ê! Se liga que eu quero ver Tem outro baile que a galera toda treme O endereço dos bailes eu vou falar pra você É lá no baile do Leme lá no Morro do Chapéu É que de sexta a domingo na Rocinha o morro Tem na Tijuca um baile que é sem bagunça enche de gatinha A galera fica maluca lá no Morro do Borel Que vem pro baile curtir (...)” Ouvindo charme, rap, melody ou montagem, É funk em cima, é funk embaixo, Que eu não sei pra onde ir MC Júnior e MC Leonardo Essa associação entre favela e morro pode ser explicada pela combinação dos seguintes aspectos: (A) auto-segregação / interferência do planejamento estatal. (B) segregação social / especificidade do sítio urbano. (C) periferização / espaço urbano como mercadoria. (D) metropolização / busca pela legalização da posse. (E) verticalização / política demográfica natalista.

Anexos:

Respostas

respondido por: thaissacordeiro
3
Olá.


Conforme o enunciado, compreende-se que:


A. Errada, já que a favela não se trata de uma auto-segregação, mas sim uma segregação social, bem como morro não quer dizer que interfira no planejamento estatal.


B. Assertiva correta, pois diz respeito tanto a segregação social, quanto pela especificidade do sítio urbano.


C. Não tem relação do espaço urbano como mercadoria, a alternativa não corresponde com o que se pede.

D. Não tem nenhuma chance de ser metropolização, já que se trata de uma favela, e não tem relação com isso, já que a metrópole se refere a cidades bem desenvolvidas.


E. Não correspondem com o que a questão pede.


Espero ter ajudado!
Perguntas similares