“Por meio de tudo isto - pela divisão do trabalho, supervisão do trabalho, multas, sinos e relógios, incentivos em dinheiro, pregações e ensino, supressão das feiras e dos esportes - formaram-se novos hábitos de trabalho e impôs-se uma nova disciplina do tempo.” Thompson, E. P. Costumes em comum: estudos sobre a cultura popular tradicional. A passagem acima indica como, através do desenvolvimento da industrialização e do capitalismo, o trabalhador foi levado a construir uma nova relação com o tempo, incorporando o tempo marcado pelo relógio na atividade produtiva e na sua própria vida. Ao mesmo tempo, buscou-se um controle e um direcionamento para o período em que não estivesse trabalhando, de modo a orientar “positivamente” a utilização de seu “tempo ocioso”. Pode-se considerar que o apogeu desse processo se deu com: (A) o stakhanovismo, porque implementava maior produção na indústria, a partir da extensão da jornada de trabalho, diminuindo o “tempo ocioso” do operário, e organizando-o em grandes vilas; (B) o taylorismo, porque preconizava a concorrência entre as diversas tarefas desempenhadas pelos trabalhadores, reproduzindo, no interior da fábrica, os ideais de competição do capitalismo liberal; (C) o toyotismo, porque, ao se basear na extrema especialização das tarefas, nos estoques abundantes das mercadorias produzidas e na rígida disciplina e hierarquia, introduziu no Japão os valores da sociedade capitalista; (D) o fordismo, porque, além de implementar a produção em série, aumentando a produtividade, trouxe um conjunto de preceitos morais que deveriam ser seguidos pelos trabalhadores fora da fábrica; (E) o fayolismo, porque tinha como princípio a completa indiferenciação entre tempo de trabalho e tempo de diversão, definindo que a tarefa fundamental dos operários era o trabalho industrial capitalista.
Respostas
respondido por:
14
Resposta letra "D"
O fordismo é um modelo de produção que causou uma serie de revoluções na indústria automobilística.
A linha Ford, desenvolveu varias técnicas consideradas muito avançadas para o período. Ele aperfeiçoou completamente a linha de montagem de veículos.
Uma das pretensões de Ford era tornar o carro bem barato, para que todos pudessem possuir um modelo. Por isso ele desenvolveu um mercado de massa.
Além de tudo, criou uma serie de preceitos que deveriam ser utilizados pelos seus funcionários.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás