• Matéria: Português
  • Autor: franciele3184
  • Perguntado 8 anos atrás

O texto de Monteiro Lobato expressa a dificuldade de definirmos quem é civilizado e quem é bárbaro. Mas isso à parte, pensando a atuação europeia nos séculos XVI e XVII nas áreas americanas, um número razoável dessas visões equivocadas justificou o avanço espanhol e a destruição dos astecas, maias e incas explicados por: (A) necessidades sociais impostas pelas características culturais do território espanhol e pela presença muçulmana que limitava as condições de enriquecimento da monarquia, levando à conquista da América e à constituição de uma base política iluminista. (B) necessidades religiosas decorrentes da perda de poder da Igreja Católica frente ao avanço das reformas protestantes e das alianças com as potências ibéricas para estabelecer o Império da Cristandade, baseado na Escolástica. (C) necessidades políticas oriundas das tensões na Península Ibérica que levaram a Espanha a organizar o processo de conquista do Novo Mundo como única alternativa para sua unidade política, utilizando para isso o apoio do Papado e da França de Francisco I. (D) necessidades econômicas provenientes da divisão do território espanhol, fruto da diversidade cultural e étnica, e das disputas pelo poder entre Madri e Barcelona, ampliadas pelas vitórias portuguesas na África e na Ásia e pelo desenvolvimento da economia do açúcar no Brasil. (E) necessidades econômicas, políticas e religiosas dos recém-centralizados estados modernos, através do mercantilismo metalista que inundou a Europa de prata e de ouro, levando em seguida a uma revolução nos preços, que provocou inflação, e ao avanço de novas formas de desenvolvimento da agricultura.

Respostas

respondido por: thaissacordeiro
9
Olá.


Conforme o enunciado, compreende-se que:


Isto ocorreu por questões econômicas, bem como envolvendo fatores políticos e religiosos, que fizeram com que houvesse um aumento de preço, e certamente, com o preço lá em cima, aconteceu um fenômeno que conhecemos bem, ou melhor, sempre ouvimos no jornal "a tal da inflação".


Isso fez com que tivesse que ter uma nova forma de se trabalhar e isso permitiu que a agricultura tivesse um desenvolvimento melhor.


Portanto, por meio de tantas informações, sem dúvidas, ficou fácil entender que a alternativa correta é a letra E.


Espero ter ajudado!
Perguntas similares