• Matéria: Geografia
  • Autor: jolveiraa5760
  • Perguntado 8 anos atrás

TEXTO XI O mundo como fábula, como perversidade e como possibilidade Vivemos num mundo confuso e confusamente percebido. Haveria nisto um paradoxo pedindo uma explicação? De um lado, é abusivamente mencionado o extraordinário progresso das ciências e das técnicas, das quais um dos frutos são os novos materiais artificiais que autorizam a precisão e a intencionalidade. De outro lado, há, também, referência obrigatória à aceleração contemporânea e todas as vertigens que cria, a começar pela própria velocidade. Todos esses, porém, são dados de um mundo físico fabricado pelo homem, cuja utilização, aliás, permite que o mundo se torne esse mundo confuso e confusamente percebido. De fato, se desejamos escapar à crença de que esse mundo assim apresentado é verdadeiro, e não queremos admitir a permanência de sua percepção enganosa, devemos considerar a existência de pelo menos três mundos num só. O primeiro seria o mundo tal como nos fazem vê-lo: a globalização como fábula; o segundo seria o mundo tal como ele é: a globalização como perversidade; e o terceiro, o mundo como ele pode ser: uma outra globalização. SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. Do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000, p. 17-18. A ideia da “globalização como fábula”, destacada no Texto XI, torna-se ainda mais expressiva, se levamos em conta certas definições de fábula, apresentadas no dicionário: mitologia, lenda, narração de coisas imaginárias. Não resta dúvida de que se lida com a imagem de um mundo cada vez mais interconectado, mas de forma alguma “sem fronteiras”. Essa imagem, difundida nos tempos atuais, encontra seu principal fundamento no aspecto: (A) político, com o triunfo de regimes democráticos em continentes inteiros. (B) socioeconômico, com a redução das desigualdades entre os povos da Terra. (C) sanitário, com o êxito alcançado na prevenção das pan-epidemias. (D) financeiro, com a intensa circulação de capitais em nível planetário. (E) cultural, com a crescente unificação das crenças religiosas no mundo.

Respostas

respondido por: maarigibson
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Olá, tudo bem?

A alternativa correta é a D.

Com o advento da internet e rapidez de circulação de informações, o capital passou a circular mais facilmente também. Áreas que antes possuíam difícil acesso, recebem investimento de capital estrangeiro para implantação de empresas, muitas vezes multinacionais, que se espalham por diversos países. Por isso, para a questão, o capital assume o caráter "sem fronteiras" tido como mito da globalização.

Espero ter ajudado!
respondido por: poxxabeh
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Resposta:

Letra D.

Explicação:

Financeiro, com a intensa circulação de capitais em nível planetário.

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