"A língua é uma ferramenta de comunicação de todas a mais perfeita, e as ferramentas (pergunte-se a um operário) têm de estar limpas e em condições de trabalhar eficazmente. As regras gramaticais são como os sinais de trânsito numa estrada. Estão ali para orientar e dar segurança ao condutor. Claro que é possível viajar por uma rodovia onde não haja sinais de trânsito, mas para isso é indispensável ser um bom condutor."
A partir das menções metafóricas utilizadas pelo escritor português José Saramago, no Fórum da disciplina Análise Textual, registrar uma exposição crítica sobre a Língua Portuguesa falada e escrita por nós brasileiros, meros usuários do idioma de Luís de Camões e Machado de Assis?
Respostas
respondido por:
0
Saramago anuncia implicitamente que de fato há regras para se usar a língua portuguesa. Esta seria simplesmente a norma culta. Porém, como em todos os idiomas, não necessariamente a norma é seguida, o que dá brecha para modos diferentes de usar determinada palavra ou expressão, o que não anula seu conteúdo. E pode-se perceber também que há a possibilidade da criação de neologismos.
Perguntas similares
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás