Marque V (verdadeiro) ou F (falso) para a identificação do tipo textual (em destaque) predominante nos trechos a seguir:
1. ( ) Expositivo - “Poucos são os livros que oferecem uma visão geral da história do Brasil. Mais raros ainda são os que procuram fazer isso através de um diálogo com o leitor. Sim, um diálogo, pois os capítulos deste livro foram imaginados como saborosas conversas. Em vez de um amontoado de nomes, datas e fatos, procurou-se eleger temas que auxiliem a compreensão dos momentos formadores de nossa história e, consequentemente, do Brasil de nossos dias.” (PRIORE, M.D. Uma breve história do Brasil. São Paulo. Editora Planeta do Brasil, 2010)
2. ( ) Narrativo - Ano de 1500: debruçada sobre as águas do Tejo, entendia-se a ensolarada Lisboa. Ruas estreitas e tortuosas serpenteavam em meio ao casario branco e baixo que cobria as colinas, em cujas dobras aninhavam-se igrejas e pequenas construções coladas umas às outras. Sobressaindo-se a todas elas, erguia-se o Castelo: sólido bloco de pedras a lembrar os tempos em que os mouros ameaçavam os muros da capital do Reino. ” (PRIORE, M.D. Uma breve história do Brasil. São Paulo. Editora Planeta do Brasil, 2010)
3. ( ) Argumentativo - Longe de ser uma disciplina dispensável, a História está enraizada em tudo. Ela é um instrumento dos mais importantes para o homem refletir e se conhecer. As condições de nossas ações foram modeladas palas gerações que nos antecederam. O país de ontem deixou inúmeras marcas no de hoje. Vivemos, sim, à sombra do nosso passado. Todavia, voltados para o futuro. Para nos reconhecermos no concerto das nações, será cada vez mais necessário nos conhecermos melhor. ” (PRIORE, M.D. Uma breve história do Brasil. São Paulo. Editora Planeta do Brasil, 2010)
4. ( ) Injuntivo. “O pedido de isenção deverá ser solicitado, das 12 horas do dia 22 de abril de 2015 até as 16 horas do dia 4 de maio de 2015. Esta solicitação deverá ser caracterizada no Requerimento de Inscrição, em campo próprio, devendo o candidato informar o seu Número de Identificação Social – NIS, atribuído pelo Cadastro Único – CadÚnico.” (Disponível em: . Acesso em: 28 dez. 2016.)
5. ( ) Dialogal - “Vosso marido deverá ser um indivíduo sério sadio e esbelto segundo o melhor tipo do seu sexo; de um semblante e porte antes varonil que feminino; (...) de dezoito até os vinte e cinco anos, porque antes não terá o devido assento e reflexão (...) procurai saber se foi bom filho e bom amigo (...) suposto que não seja ele um sábio, que tenha pelo menos um espirito ilustrado. ” (PRIORE, M. D. Histórias e conversas de mulher. São Paulo. Planeta, 2013.)
Agora, assinale a alternativa correspondente à sua marcação.
Escolha uma:
a. F – V – V – F – V.
b. V – F – V – V – F.
c. F – F – V – V – V.
d. V – F – V – F – F.
e. V – V – F – F – F.
Respostas
respondido por:
188
Olá!
Podemos compreende que a sequência correta para o evidenciado certamente é a seguinte :V – F – V – F – F.
Podemos afirmar ainda que as alternativas incorretas assim estão porque:
Na alternativa 2, o que predomina é o gênero descritivo, em que há maior designação do ambiente que está sendo retratado.
A alternativa quatro está incorreta porque o que predomina é o gênero expositivo, onde um determinado fato é evidenciado, sem parcialidade.
A alternativa cinco está incorreta porque o que predomina é o gênero narrativo, com uma história sendo tratada.
respondido por:
42
Resposta:
V – F – V – F – F.
Explicação:
Corigida pelo AVA
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás