• Matéria: Português
  • Autor: RenataChiquetti9917
  • Perguntado 8 anos atrás

10.Analise a seguinte oração: “se você me der dinheiro, eu digo onde tem chocolates”. Observe que o verbo “ter” foi empregado de maneira coloquial, substituindo assim o verbo “haver”. Analisando esse emprego do verbo “ter”, observe as proposições e assinale aquelas que estão corretas. I. Reescrevendo as frases, teríamos, sem prejuízo na significação: “se você me der dinheiro, eu digo onde há chocolates” . II. O uso do verbo ter em substituição ao verbo haver é utilizado apenas na norma oral do idioma e, por isso, é errado. III. Se colocássemos a frase no passado, com o verbo haver, teríamos, sem prejuízo na significação: “se você me der dinheiro eu digo onde houveram chocolates”.

Respostas

respondido por: Nataliaalvesdesouza
5
 I. Reescrevendo as frases, teríamos, sem prejuízo na significação: “se você me der dinheiro, eu digo onde há chocolates” .
R: Substituir o verbo ''ter'' por ''haver'' não provoca mudanças no sentido da frase, pois ter e haver agem como sinonimos nesse caso, mesmo que o modo mais correto gramaticalmente seja o uso do verbo ''haver''. 

II. O uso do verbo ter em substituição ao verbo haver é utilizado apenas na norma oral do idioma e, por isso, é errado.
R: O verbo ter nesse caso é empregado na linguagem do dia-a-dia, que pode conter erros gramaticais, pois eles nao prejudicam o entendimento da frase. Porém, para situações mais formais, é necessário o uso do verbo haver, que nesse caso se apresenta de melhor maneira à norma culta da lingua portuguesa. 

III. Se colocássemos a frase no passado, com o verbo haver, teríamos, sem prejuízo na significação: “se você me der dinheiro eu digo onde houveram chocolates”.
R: É incorreto usar o verbo ''houveram'' nessa frase, porque ele não concorda com os outros verbos, como o ''der'' e ''digo''. Para colocar a frase no passado, o certo seria: "Se você me desse o dinheiro eu diria onde havia chocolates''. 
Perguntas similares