• Matéria: Filosofia
  • Autor: CamySteph
  • Perguntado 8 anos atrás

Quais foram as críticas feitas por kierkegaard e schopenhauer à filosofia hegeliana?

Respostas

respondido por: leonatiana
41
o sistema de Hegel era usado como uma espécie de explicação geral para todas as perguntas imagináveis. Kierkegaard assumiu uma posição radicalmente oposta e explicou que as verdades objetivas , com as quais se ocupava a filosofia hegeliana , eram totalmente irrelevantes para a existência do homem enquanto indivíduo.
Para Kierkegaard , mais importante do que a busca de uma verdade era a busca por verdades que são importantes para a vida de cada indivíduo. Ele dizia que o importante era encontrar "a minha verdade", a verdade de cada um. Ele opunha o indivíduo ao "sistema", portanto. Kierkegaard dizia que Hegel também tinha se esquecido de que era apenas uma pessoa.
espero ter ajudado!
respondido por: rafaelamal98
0

A crítica de Schopenhauer a Hegel centra-se na ideia do Absoluto e na forma como este Absoluto entra no sistema hegeliano.

Kierkegaard seguiu o mesmo caminho: não aceitou a verdade absoluta, como Hegel queria entender em seu sistema.

Sobre ciência da lógica

Para Schopenhauer, uma pergunta típica, e uma das mais importantes, é: por que nas ciências da lógica Hegel deve começar com uma ideia de ser que não é ela mesma? Ou é algo que podemos entender?

Kierkegaard argumenta que Hegel nega a identidade irônica de fundo de Sócrates e, portanto, entende o mundo como universal. Para Kierkegaard, essa ironia como negatividade absolutamente infinita é eterna, ou seja, como a maior constituição da verdade como interpretação de si mesma.

Veja esta questão sobre Kant, Hegel e Schopenhauer: https://brainly.com.br/tarefa/8685687

Anexos:
Perguntas similares