Urgente!!!! Dou 50 pontos!!!
Me ajudem!
Cais matutino
Mercado do peixe, mercado da aurora:
Cantigas, apelos, pregões e risadas
Á proa dos barcos que chegam de fora
Cordames e redes dormindo no fundo;
Á popa estendidas, as velas molhadas;
Foi a noite de chuva nos mares do mundo
Pureza do largo, pureza da aurora;
Há viscos de sangue no solo da feira
Se eu tivesse um barco, partiria agora.
O longe que aspiro no vento salgado
Tem gosto de um corpo que cintila e cheira
Para mim sozinho, num mar ignorado.
1: Rico em imagens e aspctos sensoriais, o poema descreve o amanhecer.
A: Que local é descrito no poema?
B: Que palavras são responsáveis pela sugestões visuais sobre o local?
C: E quais são responsáveis pelas sugestões sonora?
D: E quais pela sugestões táteis?
E: E pelas sugestões gustativas?
2: Como o eu lírico se sente em relação a tudo que assiste/
3 Observe a estrutura formal do poema
A: Quantas estrofes ele apresenta?
B: Quantos versos há em cada estrofe? Como se chama essas estrofes?
C: Faça a divisão dos versos em sílabas poéticas e indique o número dessas sílabas em cada um.
E: Como são disposta as rimas do poema?
Respostas
Resposta:
1) A: O poema descreve um mercado de peixe (conforme verso 2), localizado próximo ao cais e aos barcos pesqueiros.
B: As sugestões visuais são dadas pelas palavras: pureza da aurora, viscos de sangue no solo da feira, noite de chuva, corpo que cintila.
C: As sugestões sonoras são dadas pelas palavras: cantigas, apelos, pregões e risadas.
D: As sugestões táteis são dadas pelas palavras: barcos, cordames, redes, velas molhadas, solo da feira, chuva.
E: As sugestões gustativas são dadas pelas palavras: vento salgado, gosto de um corpo.
2) Apesar de estar rodeado de pessoas, como evidenciado pelas sugestões sonoras, o eu lírico se sente sozinho, ignorado, deseja estar em outro local (conforme o verso "o longe que aspiro") e, se tivesse oportunidade, sairia daquela situação (conforme expresso no verso "se eu tivesse um barco, partiria agora").
3) A: O poema apresenta 4 (quatro) estrofes.
B: Em cada estrofe há 6 (seis) versos. Essas estrofes se chamam sextilhas.
C: A seguir, a divisão dos versos em sílabas poéticas:
Mer/ca/do / do / pei/xe,
mer/ca/do / da au/rO/RA:
Can/ti/gas, / a/pe/los,
pre/gões / e / ri/sa/das
Á /pro/a / dos / bar/cos
que / che/gam / de / fO/RA
Cor/da/mes / e / re/des
dor/min/do / no / fUN/DO
Á /po/pa es/ten/di/das,
as / ve/las / mo/lha/das;
Foi a / noi/te / de / chu/va
nos / ma/res / do / mUN/DO
Pu/re/za / do / lar/go,
pu/re/za / da au/rO/RA;
Há / vis/cos / de / san/gue
no / so/lo / da / fei/ra
Se eu / ti/ves/se um /bar/co,
par/ti/ri/a a/gO/RA.
O / lon/ge / que as/pi/ro
no / ven/to / sal/gA/DO
Tem / gos/to / de um / cor/po
que / cin/ti/la e / chei/ra
Pa/ra / mim / so/zi/nho,
num / mar ig/no/rA/DO.
Observa-se que em cada um dos versos existem cinco sílabas poéticas.
D: As rimas do poema estão dispostas apenas com os versos 2 e 6 de cada estrofe.