Existem mais de 200 tipos de células no corpo humano colaborando entre si para formar os tecidos. As células têm uma vida dinâmica no organismo, surgindo pela divisão de uma célula precursora, desenvolvendo-se e morrendo. Mesmo após concluído o período de crescimento, quando o número de células necessariamente aumenta, o organismo deve continuar a produzir novas células. Para a maioria das células do organismo, a renovação ocorre a partir de células tronco que existem nos diferentes tecidos.
Quais são as características que diferenciam uma célula-tronco das demais células do organismo?
Escolha uma:
a. Todas as células-tronco, tanto embrionárias quanto as de adulto, têm a característica de totipotência, ou seja, podem se proliferar e se diferenciar em quaisquer células do nosso organismo.
b. As células-tronco podem se reproduzir artificialmente nos laboratórios, gerando células filhas exatamente iguais entre si, mas mais especializadas do que a célula original.
c. Elas são células de pluripotência, podendo gerar todas as células especializadas do nosso organismo.
d. Elas são capazes de se proliferar originando duas células filhas exatamente iguais entre si e iguais à célula original e elas são capazes de se diferenciar, gerando células especializadas.
e. São células de multipotência, ou seja, podem se proliferar e gerar todos os tipos de células especializadas de um organismo.
Respostas
RESPOSTA CORETA: Elas são capazes de se proliferar originando duas células filhas exatamente iguais entre si e iguais à célula original e elas são capazes de se diferenciar, gerando células especializadas.
A alternativa E) é a correta.
Pesquisadores da Universidade de Minesotta conseguiram demonstrar que células-tronco podem reparar danos cerebrais em ratos. O dano cerebral induzido na pesquisa levou os animais a perderem o controle das patas.
Uma semana após o início do tratamento, as células-tronco começaram a assumir características das células cerebrais funcionais e os ratos recuperaram o movimento das pernas.
Células-tronco são células que não foram diferenciadas ainda e por tanto não possuem função definida e possuem a capacidade se dividir em mais células estaminais e ainda tem o poder de se diferenciar em diferentes tipos de células capazes de formar diversos tecidos.