• Matéria: Português
  • Autor: raysa35
  • Perguntado 8 anos atrás

Leia atentamente, elabore sua resposta e em seguida compartilhe com os colegas.

“É perceptível o plágio nas universidades, seja ele de caráter intencional ou não” (MORAEIS; SANTOS, 2017). Os autores comentam ainda que infelizmente o plágio em trabalhos científicos (artigos, TCC, dissertações e teses), nos dias de hoje, ainda constitui um assunto comum e relevante no mundo acadêmico.

Disponível em: www.pontodeacesso.ici.ufba.br

Ao se produzir um estudo científico, não importando o assunto, o autor estabelece um vinculo, mesmo sem o contato físico, ou seja, uma relação de confiança com o leitor (CALDEIRA, 1988 apud VIEIRA; OLIVEIRA, 2017, p.1). Portanto é de inteira responsabilidade do autor, todas as informações contidas nessa produção.

Disponível em: www.ifgoiano.edu.br/periodicos/index.php/multiscience

Com base nos textos acima, discuta com os seus colegas os seguintes pontos: o plágio acadêmico; como evitá-lo; identificação destas práticas ilícitas; soluções para o problema; penalidades para o praticante do plágio

Respostas

respondido por: ClaraTMattos
30
Bom dia, tudo bem?

O plágio consiste em uma prática de apresentar, copiar ou, até mesmo, assinar, qualquer obra intelectual, sendo música, texto, fotografia e outros. Essa prática se dá porque a pessoa que escreveu não coloca os devidos créditos aos autores verdadeiros dos textos.


Nas faculdades também acontecem o mesmo, mas existem algumas formas de se prevenir. Segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para você escrever um artigo ou outro texto, é necessário que faça a citação do autor, sendo uma das formas: direta ou indireta. A citação direta você pega uma parte dita pelo autor e a referência. A forma indireta você expressa a sua ideia baseado no pensamento do autor e a referência.


Um exemplo da citação indireta foi a que eu acabei de colocar, sendo que fiz a referência da própria ABNT e expliquei com as minhas palavras.
Perguntas similares