Respostas
Espero ter lhe ajudado.
Vou tentar explicar da forma mais simples a transcrição. Seguinte:
Tudo se inicia no DNA que está no núcleo. Uma enzima chamada polimerase se conecta no início do DNA e ela vai desligando pelo DNA dividindo as duas fitas**
** TODO DNA é formado por duas fitas ou duas hélices
Quando a enzima polimerase divide o DNA, uma nova fita é formada, chamada RNA.
Esse RNA formado contém as bases nitrogenadas**
**caso não saiba oq é base nitrogenadas, comente.
Essas bases nitrogenadas são importantes pois elas que definem qual aminoácido será formado.
Bom, aí o RNA sai do núcleo e se encontra com uma organela nuclear chamada ribossomo, esse ribossomo ele é como se fosse uma fábrica de proteínas. Ou seja, o RNA tem a receita de qual proteína o ribossomo precisa fazer.
Bom, quando o RNA se conecta com o ribossomo, surge um outro RNA que se chama RNA mensageiro, esse RNAm é responsável por ajudar o ribossomo a fazer uma nova proteína. Como ele ajuda? Bom, ele faz duas coisas ao mesmo tempo, ele lê a "receita" do RNA mensageiro, essa receita na verdade é uma sequência de base nitrogenadas, quando ele lê, ele reponde com uma sequência correspondente a essas bases nitrogenadas. Por exemplo se no RNA mensageiro estiver TGC o RNA transportador vai colocar ACG e além de colocar a base nitrogenadas correspondente, ele ainda entrega o aminoácido correspondente formando uma proteína, pois proteínas são formadas de aminoácidos.