• Matéria: História
  • Autor: 88luana89
  • Perguntado 8 anos atrás

Leia um trecho da narrativa literária escrita por Joseph Conrad, em 1902, sobre o empreendimento Imperial na região do Congo, na África.
"Um apito soou à minha direita e os negros começaram a correr. [...] Eles estavam construindo uma ferrovia. [...] Seis negros marchavam em fila, subindo laboriosamente a trilha. Caminhavam eretos e pausadamente, equilibrando no alto da cabeça pequenos cestos cheios de terra [...].
Trapos negros estavam atados à volta de seus quadris, e suas pontas curtas balançavam-se de um lado para o outro às suas costas, como caudas. Suas costelas eram claramente visíveis e suas juntas lembravam nós feitos numa corda.
[...] Eles passaram a trinta centímetros de mim sem sequer me olharem, com essa indiferença mortal e profunda que tem o selvagem infeliz. Atrás dessa matéria bruta caminhavam um dos que haviam sido resgatados à barbárie - produto das novas forças em ação - com ar desalentado e um rifle na mão. [...] ao ver um homem branco pela frente levou a arma ao ombro animadamente."

a) No texto de Joseph Contrad, como os negros e o trabalho que eles desenvolviam foram caracterizados? A quem essa atividade interessava?

b) A transformação e a assimilação dos povos nativos foram processos desencadeados pelo imperialismo. Justifique essa afirmação com um trecho retirado do texto.

c) De que forma esse trecho explicita a ideia, veiculada na época, de superioridade dos brancos em relação a outros povos, nesse caso os africanos?

Respostas

respondido por: pissurnof
375
Olá, tudo bem? Vamos responder cada questão por vez:

a) O livro de onde este trecho foi retirado chama-se O Coração das Trevas, e se passa na África neocolonial, onde os nativos negros eram brutalmente explorados pelos conquistadores europeus por lucro, numa época onde acreditava-se na ideia de raças inferiores. De acordo, Joseph Conrad caracteriza o negro exausto como apenas um "selvagem infeliz" profundamente indiferente ao mundo que o cerca. Já o nativo que parece trabalhar como capataz, ou, como o livro descreve, "um dos que haviam sido resgatados à barbárie", mostra-se aparentemente animado ao ver os senhores brancos, embora esteja desanimado em seu trabalho.

b) O imperialismo ou neocolonialismo consistiu no controle político, econômico e cultural das nações europeias sobre as nações africanas e asiáticas entre 1870 e o período aproximado da Primeira Guerra Mundial. Nesse processo, o domínio da população nativa era fundamental para garantir mão-de-obra barata e um possível mercado consumidor dos produtos da metrópole. Pode-se ver essa dinâmica de controle em relance no seguinte trecho do texto: "
Atrás dessa matéria bruta caminhavam um dos que haviam sido resgatados à barbárie - produto das novas forças em ação - com ar desalentado e um rifle na mão."

c) Conrad descreve os negros de acordo com a percepção de época que eles consistiam uma raça inferior aos brancos europeus. O trecho mencionado no item anterior ressalta a ideia que apenas com o convívio "civilizatório" possibilitado pelos brancos os negros poderiam tornar-se menos primitivos.
Perguntas similares