• Matéria: Biologia
  • Autor: guilhermeroseno9940
  • Perguntado 8 anos atrás

O biólogo britânico Richard Dawkins tornou-se o centro de um caloroso debate sobre o aborto na internet. Ele utilizou sua conta no Twitter para afirmar que uma mulher, se estivesse grávida de um feto com síndrome de Down, "deveria abortar e tentar novamente. Seria imoral trazê-lo para o mundo, se você tem a escolha". Foi o bastante para se iniciar, então, uma discussão sobre o tema. Dawkins recebeu uma saraivada de críticas de internautas. Em uma das respostas, o católico irlandês Aidan McCourt perguntou-lhe: "994 seres humanos com síndrome de Down deliberada- mente mortos antes do nascimento na Inglaterra e no País de Gales em 2012. Isso que é civilizado?". Adaptado de: . Acesso em: 6 fev. 2015. Independentemente da polêmica em torno do aborto, o diagnóstico dessa anomalia, ainda no feto, é possível graças a) à contagem cromossômica. b) ao mapeamento cromossômico. c) ao sequenciamento do genoma. d) à identificação de genes específicos. e) à identificação dos cromossomos sexuais.

Respostas

respondido por: biamorais
3
 Boa noite.

  A Síndrome de Down consiste em uma doença genética em que, ao invés de dois, a pessoa apresenta três cromossomos 21, por isso também é chamada de Trissomia do Cromossomo 21, passando a ter um total de 47 cromossomos, nao 46.

  
As pessoas nascidas com Síndrome de Down apresentam determinadas características que a identificam como tal, como os olhos ligeiramente afastados e a pálpebra mais caída e a língua protusa, além de apresentar um certo atraso de desenvolvimento e intelectual, estes que podem ser resolvidos se houver um acompanhamento desde o início.

  
Hoje em dia, já é possível saber se a criança vai ou não apresentar a síndrome, devido aos avanços dos estudos do genoma, mais especificamente dos cromossomos, já que se pode contar os cromossomos.

  
Assim, a alternativa correta é a Letra A.

 
Espero ter ajudado^^

  
Perguntas similares