• Matéria: Português
  • Autor: JoaoBertuleza
  • Perguntado 9 anos atrás

Por favor, avaliem esse Artigo de Opinião de 0 a 100
Obs: Avaliem perante: Gênero (Artigo de Opinião), estrutura, coesão, coerência e estrutura
Tema: A redução da maioridade penal resolveria o problema da violência no Brasil?

É melhor prevenir que remediar
Por: Justos da Silva
Menores cometendo delitos, furtos e homicídios. Hoje, é comum a imprensa em geral noticiar fatos semelhantes a estes, onde jovens são reféns do mundo da criminalidades, de práticas ilegais, constitucionalmente falando.

Vivemos em uma democracia, onde a liberdade de expressão é um direito garantido e em um mundo globalizado, em que informações circulam de forma lépida. Considerando tais fatos, muitos representando do povo brasileiro, juntamente com a iniciativa popular, defendem a redução da maioridade penal, visto que diante desse mundo, os jovens já têem maturidade para distinguir o certo do errado e responder por seus atos, sejam certos ou errados.

Entretanto, outros defendem que a maioridade penal permaneça em 18 anos, onde argumentam que sejam cumprida a eficácia do sistema educacional brasileiro, como também garantir de maneira eficiente os direitos previstos no ECA, visando que os mesmos tenham uma boa formação e subsídios para isso e que assim, o mesmo possa ver-se livre desse mundo ilógico.

De um ponto de vista critico, é apodítico que um indivíduo de 16 anos já tem conhecimentos e responsabilidades para conduzir-se em seu âmbito social de forma correta. Mas também é necessário que se tenha qualidade na prestação de serviços para os menores de idade.

Diante de inúmeras discursões e comportamentos acerca da possível da maioridade penal, tem-se a necessidade de que os representantes do povo brasileiro busquem medidas de caráter preventivo da criminalidade dos jovens e que assim possamos ficar livre da incerteza diante dos jovens.

Respostas

respondido por: GregoryMakelvim
1
Olha, na introdução, eu tive uma prof que nos ensinou que a gente não deve colocar palavras como atualmente, hoje e tudo mais. Porque caso um dia, no futuro uma pessoas ler o texto, esse "hoje" pode não ser funcional porque a situação pode ter mudado. E na minha opinião, eu não consegui captar argumentos que defendam se o autor é contra ou a favor da redução e sim, que ele apenas apresentou fatos ja existentes. E a proposta de solução ta ok

JoaoBertuleza: Que nota me daria? E a questão do gênero?
GregoryMakelvim: eu daria por volta de 67 a 70 por conta do argumento. Em relaçao ao genero, faltou um pouco mesmo sua colocação no texto, mas a norma culta da lingua portuguesa ta daora
JoaoBertuleza: Obg pela atenção.
Perguntas similares