• Matéria: Biologia
  • Autor: PqpDavidPorn5904
  • Perguntado 8 anos atrás

; [...] Aproximadamente 1,3 kWm 2 da energia radiante solar atinge aTerra, porém somente cerca de 5% desta energia é convertida em carboidratos pela fotossíntese. Uma das razões para essa percentagem tão baixa é que a maior fração da luz incidente é de comprimento de onda muito curto (por exemplo, ultravioleta) ou muito longo (infravermelho) e não são absorvidos pelos pigmentos fotossintéticos. Em adição, muito da energia absorvida é perdida como calor e um menor montante é perdido como fluorescência. [...] Fonte: . Acesso em: 2 fev. 2015. Quando essa radiação atinge o pigmento fo- tossintético, ocorre a a) produção de ATP, por meio da cadeia respiratória de elétrons. b) redução do dióxido de carbono à glicose no Ciclo de Calvin-Benson. c) fotólise da água com a consequente liberação de gás oxigênio para a atmosfera. d) liberação de elétrons da clorofila que são enviados para a cadeia transportadora de elétrons. e) perda de elétrons do NADPH que, como NADP+, será utilizado na fase química da fotossíntese. O

Respostas

respondido por: viniciusrm19
2
Olá!!


A fotossíntese é um processo que, essencialmente, capta a radiação solar e somado ao gás carbônico presentes na atmosfera, os transforma em glicose e oxigênio.

No entanto, no momento em que a radiação atinge o pigmento fotossintético ou clorofila, existe uma liberação de elétrons (mais especificamente em P700), os quais são direcionados para outras moléculas como a ferredoxina, a primeira aceptora de elétrons de toda a cadeia transportadora de elétrons.

Portanto, a resposta correta está na letra D.

Espero ter ajudado!
Perguntas similares