• Matéria: Biologia
  • Autor: kerroulmoura7593
  • Perguntado 8 anos atrás

(Enem) A produção de soro antiofídico é feita por meio da extração da peçonha de serpentes que, após tratamento, é introduzida em um cavalo. Em seguida são feitas sangrias para avaliar a concentração de anticorpos produzidos pelo cavalo. Quando essa concentração atinge o valor desejado, é realizada a sangria final para obtenção do soro. As hemácias são devolvidas ao animal, por meio de uma técnica denominada plasmaferese, a fim de reduzir os efeitos colaterais provocados pela sangria. Adaptado de: . Acesso em: 28 abr. 2010. A plasmaferese é importante, pois, se o animal ficar com uma baixa quantidade de hemácias, poderá apresentar a) febre alta e constante. b) redução da imunidade. c) aumento da pressão arterial. d) quadro de leucemia profunda. e) problemas no transporte de oxigênio.

Respostas

respondido por: biaams2013
32
As hemácias, ou eritrócitos, são as células vermelhas discoides, encontradas no sangue. Elas são responsáveis por possibilitar o transporte do oxigênio na corrente sanguínea.

As hemácias contém uma proteína chamada hemoglobina, ela contém quatro grupos heme, esse último possui um átomo de ferro, e é a reatividade desse metal com O2 que proporciona a ligação do O2 à hemácia. 

É esse grupo que confere à hemoglobina a capacidade de se ligar ao oxigênio.

O grupo heme possui também uma alta afinidade a se ligar a compostos como o monóxido de carbono e o cianeto, ocasionando na grande toxicidade destes.

Se o animal tiver uma quantidade baixa de hemácias ele terá problemas no transporte de oxigênio ao longo da corrente sanguínea.

Resposta: E.
respondido por: mariiris3
19

problemas no transporte de oxigênio

Perguntas similares