• Matéria: Biologia
  • Autor: Emillylima77061
  • Perguntado 8 anos atrás

. Nos mamíferos placentários, o embrião permanece no interior da barriga da mãe até que o filhote esteja totalmente desenvolvido. Nos seres humanos, a placenta começa a se formar entre o sétimo e o décimo segundo dia depois da fecundação e tem função de nutrição, trocas gasosas e retirada de excretas, funções exercidas pelos anexos embrionários em répteis, aves e monotremados. Sobre a placenta e os anexos embrionários, é correto afirmar que a) os anexos embrionários estão presentes nos placentários, embora alguns tenham se modificado em relação aos das aves e dos répteis. b) os anexos embrionários estão ausentes nos mamíferos placentários já que as funções deles passam a ser desempenhadas pela placenta. c) o alantoide é o anexo embrionário responsável por proteger o embrião contra choques mecânicos e desidratação. d) o cório apresenta como principal função armazenar as substâncias excretadas pelos rins do embrião. e) a principal função do âmnio é garantir a nutrição do embrião de répteis, aves e mamíferos monotremados.

Respostas

respondido por: rodrigosr12
8
   Olá! Os embriões placentários são caracterizados por possuírem um órgão materno-fetal responsável por diversas funções, como nutrição e trocas gasosas, que é a placenta.

   Apesar das variadas funções da placenta, os embriões placentários possuem também os outros anexos embrionários. Como exemplo, podemos citar a presença do alantóide, mesmo que atrofiado, mas que auxilia na formação da placenta; do córion, que formará a placenta; do âmnio e líquido amniótico, que realizarão a proteção do embrião contra choques mecânicos.

   Dessa forma, podemos afirmar que a alternativa correta é a A, sendo todas as outras incorretas, por erros conceituais e/ou por afirmarem que os placentários não possuem anexos embrionários.


Perguntas similares