a) Que estratégia os apresentadores empregaram para introduzir a série de reportagens preparadas para o telejornal?
b) Durante essa apresentação, os jornalistas riram diversas vezes. O que pode vê-los divertido?
c) Na sua opinião, o texto de apresentação da série mostra um bom conhecimento dos fenômenos que envolvem a variação linguística e o aspecto adequação? Por que?
d) A repórter responsável pela série, Anna Zimmerman, viajou pelo país a fim de obter informações para fazer seu trabalho. Que importância tem essa iniciativa?
e) O apresentador chama a "língua que a gente fala" de a língua sem retoque. O que essa expressão significa no contexto da fala dele?
f) A segunda fala da apresentadora revela marcas bastante típicas da oralidade, evidenciando que ela não está lendo um texto. Quais são essas marcas?
Respostas
A) Eles usaram a estratégia de se expressarem de maneira informal, exatamente o tema que a reportagem iria tratar.
B) Eles estavam rindo em função das diferenças entre falar de forma formal e pelo fato de não estarem fazendo isso naquele momento.
C) Sim, o texto retrata bem a forma coloquial da língua portuguesa, o modo como as pessoas falam no cotidiano.
D) A importância da iniciativa é mostrar as diferentes formas de expressão e sotaques da língua coloquial ao redor do Brasil, pois cada região possui as suas particularidades.
E) A expressão basicamente quer dizer que ele está falando de forma natural e espontânea, sem a necessidade de formalizar e seguir um roteiro que está de acordo com a norma culta da língua.
F) Ela demonstra usar termos e gírias da língua coloquial, como as pessoas normalmente falam no cotidiano, principalmente o "né".
Espero ter ajudado!
A - A estratégia utilizada pelos apresentadores foi utilizar uma linguagem informal (coloquial) para introduzir a reportagem, se apropriando do próprio tema.
O que é Linguagem Informal
Linguagem Informal, também chamada de linguagem coloquial, é uma variação da linguagem que utiliza palavras e expressões cotidianas para se comunicar.
Essa linguagem popular não apresenta preocupações com as normas e regras da gramática portuguesa, quebrando com essa rigidez.
Exemplos com uso da linguagem informal:
- “Filomena tava na cadeira de páia fumando seu cachimbo.”
- “Machucou pra caramba o corte que eu fiz.”
- “Joaquim trouxe uma galera pra firma hoje.”
Conheça mais sobre Linguagem Informal aqui: https://brainly.com.br/tarefa/29029828
B - Os jornalistas se divertiram pelo simples fato de estarem utilizando gírias durante sua apresentação, principalmente por estarem em um ambiente que é completamente voltado para a linguagem formal.
O que é Linguagem Formal
A linguagem formal, também conhecida como linguagem culta, é aquela que utiliza à risca todas as normas e regras presentes na gramática da língua portuguesa durante a comunicação, seja oral ou escrita.
Exemplos com o uso da linguagem formal:
- “Filomena estava sentada na cadeira feita de palha fumando o seu cachimbo.”
- “O corte que eu fiz me machucou muito.”
- “Joaquim convidou muitas pessoas para irem à empresa hoje.”
Conheça mais sobre Linguagem Formal aqui: https://brainly.com.br/tarefa/44347828
C - Sim, o texto apresentado retrata muito bem os fenômenos que envolvem as variações linguísticas, ilustrando através de exemplos o uso da linguagem informal empregado na comunicação cotidiana.
O que é Variação Linguística
Variação linguística são as muitas variantes que envolvem a língua portuguesa e que sofrem mutações conforme seu meio, tempo e região.
A variação linguística pode ser classificada em:
- Variação Geográfica (diatópica)
- Variação Histórica (diacrônica)
- Variação Social (diastrática)
- Variação Situacional (diafásica)
Conheça mais sobre Variação Linguística aqui: https://brainly.com.br/tarefa/5839074
D - Ao viajar pelo país para recolher informações para a série, Anna Zimmerman contribuiu para a exemplificação da variação linguística, ao apresentar as diferentes maneiras de se expressar em variadas regiões do Brasil.
E - A expressão utilizada pelo apresentador, “língua que a gente fala”, se refere à linguagem informal utilizada no dia a dia das pessoas, a linguagem dita popular e que não segue as normas e padrões da gramática pura.
F - As marcas da oralidade presentes na segunda fala da apresentadora estão relacionadas a termos e expressões presentes na linguagem informal, como gírias, sotaques e regionalismo.
O que são Marcas da Oralidade
Marcas da oralidade são aquelas expressões comuns utilizadas em determinada região do país, culturas diferentes ou por indivíduos pertencentes a um específico grupo social.
As marcas da oralidade são caracterizadas, principalmente, pelo uso de:
- Gírias
- Abreviações
- Prosódias
- Erros de Português
Conheça mais sobre Marcas da Oralidade aqui: https://brainly.com.br/tarefa/52050114
#SPJ5