O registro de negócio a termo formalizado através de contratos de compra e venda de produtos agrícolas no SINAG (Sistema de Informações de Negócios Agrícolas), da Bolsa Brasileira de Mercadorias, mostra-se como excelente opção para dar mais segurança às operações. A sazonalidade dos preços pode gerar insegurança às partes na concretização do negócio no período do vencimento do contrato. Quando os negócios são registrados no SINAG, contam com a possibilidade de acionar a Câmara Arbitral da Bolsa para dirimir eventuais conflitos.
Acerca desse tipo de contrato, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a.
A função básica deste tipo de contrato é garantir a venda, o que tira a incerteza da venda, e garante um preço mínimo que faz com que o produtor possa planejar seus custos
b.
Na Bolsa de Valores de São Paulo, esse instrumento financeiro é facilmente identificado pelo termo derivativo a fim de garantir proteger contra as variações de preços tão comuns aos produto agrícolas.
c.
Sofre um ajuste diário, ou melhor, uma cotação diária para que seja comercializado enquanto instrumentos financeiros na Bolsa de Valores de São Paulo.
d.
É considerado uma proteção de riscos para empresas exportadoras que ficam expostas a variação cambial em suas operações, ocorrendo, portanto, uma fixação no valor negociado.
e.
tem regras e modelos pré-estabelecidos pela bolsa de valores de São Paulo e sofre um ajuste mensal no valor do contrato para que seja melhor gerido enquanto instrumento financeiro.
Respostas
A função básica deste tipo de contrato é garantir a venda, o que tira a incerteza da venda, e garante um preço mínimo que faz com que o produtor possa planejar seus custos
A alternativa correta é a letra A.
Essa ação contribui para movimentação da economia.
A economia de mercado faz parte do nosso dia a dia e é fundamentada no estilo privado.
A economia pode ser mundial (um conjunto de economias e movimentações realizadas no mundo); economia centralizada (onde todos os sistemas econômicos são monitorados por um determinado bloco ou país); economia dirigida (onde o controle e distribuição dos bens e recursos de um país são controlados e dirigidos pelo próprio governo); economia mista (onde participam as esferas públicas e privadas ao mesmo tempo); economia do desenvolvimento (campo que analisa os recursos e sistemas que permitem o desenvolvimento econômico); economia política (dividida em microeconomia e macroeconomia); economia industrial (ramo que avalia o desempenho, procedimentos estratégicos, dentre outros pontos).
Bons estudos!