• Matéria: Pedagogia
  • Autor: antunes12
  • Perguntado 8 anos atrás

A leitura é uma prática imprescindível para o mundo contemporâneo: uma habilidade que desenvolvemos nos anos iniciais de nossa formação escolar, mas que continuamos construindo-a até o fim de nossa vida de leitor.
Segundo a reportagem da Gazeta do Povo “Não basta saber ler, é preciso entender”, vemos a importância de uma formação linguística sólida, “Conhecer as palavras e ser capaz de compreender seus significados é fundamental para o processo de aprendizagem e para as relações sociais que as crianças mantêm fora dos muros da escola. Mesmo parecendo tarefa simples, a excelência neste conjunto de ações não é nata e depende do êxito com que as etapas de alfabetização e letramento são trabalhadas com os pequenos.”
Disponível em: .
Acesso em: 01 jan. 2018.
Com base no exposto, redija um texto de 10 a 20 linhas, descrevendo uma atividade prática de leitura que evidencie o desenvolvimento da formação leitora crítica nos alunos dos anos iniciais e sua importância.

Respostas

respondido por: Leticia140778
4
A leitura é uma prática que vai muito além da decodificação das letras. Ler implica em compreender o mundo que cerca o indivíduo, mas também é o recurso mais propicio e mais vantajoso para que o cérebro possa se exercitar.

O neurocientista Ivan Izquierdo, em um dos seus livros (Memória,2011)fortalece a ideia de que a leitura é o meio mais eficaz para que as memória não se percam, isto é, ler é um exercício para o desenvolvimento neural.

Stanislas Dahaene, um estudioso francês sobre os benefícios da leitura (Neuronios da Leitura), expõe em seus estudos que a leitura não é tarefa fácil para o cérebro, sendo que este aos se apropriar dessa ação é capaz de fazer um grande esforço, pois conforme Dahaene o cérebro humano não foi preparado para ler. Porém, após se apropriar da leitura, a mesma poderá ser responsável por inúmeras reciclagens neural e fortalecimento do movimento dos neurônios. 
Por esse motivo, é de total importância que a criança seja incentivada ao contato com o código escrito, desde seu nascimento. A medida que vai crescendo vai convivendo de forma uniforme com as letras e dessa forma tornando mais fácil o desenvolvimento da leitura.

Ler é interpretar o mundo a sua volta, não somente decifrar códigos. Sendo assim, a alfabetização dos dias atuais defendem o letramento como uma ação que implica em alfabetizar, mas também em compreender esse código que esta sendo apropriado. 
Perguntas similares