Respostas
As consequências da ocupação efetiva dos países da África foram desastrosas: populações dizimadas, terras exploradas, material natural explorado até sua escassez total e etc. No caso de Moçambique acentua-se a participação de Portugal como nação dominadora, empobrecendo a população e incentivando conflitos internos entre os diferentes grupos étnicos.
O imperalismo que tomou o mundo durante os séculos XIX e XX é uma das mais marcantes demonstrações da crueldade humana em todo o seu vigor.
abraços!
A ocupação efetiva – ou seja, a colonização – trouxe benefícios econômicos para a Portugal e a implementação de um sistema econômico estruturalmente prejudicial para Moçambique e os outros países colonizados da África.
Portugal estabeleceu, na costa oeste da África, um "mercado de exportação" de escravos que já existia, na outra costa, desde a expansão islâmica. Por meio deste "mercado" milhões de seres humanos foram vendidos como escravos para as colônias portuguesas - principalmente o Brasil.
Este tipo de comércio auxiliou muito Portugal a expandir a sua economia, mas criou uma economia insustentável e fundamentalmente cruel na África, que é, em parte, responsável pela miséria econômico relativa da região até os dias de hoje.
Mais sobre o tráfico de escravos em:
https://brainly.com.br/tarefa/20622237