(Uneb BA) A África é um continente marcado pelos contrastes e teve sua história intimamente relacionada ao desenvolvimento econômico da Europa, durante
a) a utilização, pelo europeu, do modelo de escravidão africano e de sua modalidade de tráfico, na implantação do sistema colonial americano.
b) a penetração do elemento europeu no interior do continente a partir da expansão imperialista do século XIX, interessada na ampliação dos mercados e na aplicação do excedente de capital industrial.
c) a Segunda Guerra Mundial, contribuindo para o desenvolvimento autônomo das sociedades africanas, em função de os conflitos armados terem sido restritos ao continente europeu.
d) a Guerra Fria, quando se estabeleceu uma política desinteressada dos europeus e dos norte-americanos em relação a esse continente, devido ao fato de estarem focados nas suas divergências com a União Soviética.
e) o processo de descolonização, que estabeleceu por princípio o pan-africanismo, conquistada pela Unidade Africana, por meio de negociações pacíficas e de retorno de vantagens econômicas com a Inglaterra e a França.
Me ajudem
Respostas
a) Verdadeira. O uso da escravidão africana foi fundamental para o estabelecimento do sistema colonial nas Américas.
b) Falsa. Os europeus já influíam fortemente no continente africano desde o século XVI.
c) Falsa. O desenvolvimento das sociedades africanas é problemático até hoje, e os conflitos armados da Segunda Guerra Mundial não ficaram restritos ao continente europeu.
d) Falsa. Na Guerra Fria, a África seria palco de disputas ideológicas entre capitalismo e comunismo, assim como os outros continentes. Os europeus e, principalmente, os norte-americanos, estavam interessados no que ocorria em África.
e) Falsa. A descolonização não foi um processo pacífico e a África não ficou com a vantagem econômica nas relações com a Europa em geral.
Como apenas a alternativa a é verdadeira, trata-se da resposta correta da questão.
Resposta:
b) a penetração do elemento europeu no interior do continente a partir da expansão imperialista do século XIX, interessada na ampliação dos mercados e na aplicação do excedente de capital industrial.
Explicação:
Na plataforma Studos, o gabarito está letra B. Creio que realmente seja essa, e não letra A pois foi dito "sistema colonial americano", ou seja, a colonização baseada no modelo americano. Não estamos falando do sistema colonial NAS Américas. Quanto a justificativa do outro colega dizendo que não era letra B, haja vista que a influência dos europeus já era presente, acho que ele se equivocou, a interpretação correta está mais relacionada com o modo de penetração europeu: "ampliação dos mercados e na aplicação do excedente de capital industrial", atenção ao complemento da frase. Essa foi minha interpretação, espero ter ajudado.