• Matéria: Contabilidade
  • Autor: rochaclaudiane
  • Perguntado 8 anos atrás

Com a aprovação da Lei Complementar nº 150, de 2015, que regulamentou a Emenda constitucional n° 72, os empregados domésticos passaram a gozar de novos direitos. Alguns desses novos direitos passaram a ser usufruídos logo após a edição da lei, como por exemplo, o adicional noturno, intervalos para descanso e alimentação etc. Outros direitos só passaram a ser usufruídos pelos empregados domésticos a partir de outubro de 2015: FGTS, seguro-desemprego, salário família. Sobre esta temática assinale a alternativa correta: A empregada doméstica tem direito à licença-maternidade, sem prejuízo do emprego e do salário, com duração de 90 dias (artigo 7º, parágrafo único, Constituição Federal). Durante a licença-maternidade, a segurada receberá diretamente da Previdência Social o salário-maternidade, em valor correspondente à sua última remuneração, observado o teto máximo da previdência.
Os empregados domésticos tem direito de folgar nos feriados nacionais, esta
duais e municipais. Caso haja trabalho nesses feriados, o(a) empregador(a) deve proceder ao pagamento do dia em dobro ou conceder uma folga compensatória em outro dia da semana
A Jornada de trabalho estabelecida pela Constituição é de até 40 horas semanais e, no máximo, 8 horas diárias. Os empregados domésticos podem ser contratados em tempo parcial e, assim, trabalhar jornadas inferiores às 40 horas semanais e recebem salário proporcional à jornada trabalhada.
Entende-se por empregado doméstico aquele que presta serviços de forma contínua, subordinada, onerosa e pessoal e de finalidade lucrativa à pessoa ou à família, no âmbito residencial destas.
Os(As) empregados(a) domésticos(a) que prestarem seus serviços acompanhando o(a) empregador(a) doméstico(a) em viagem a serviço terão computadas as horas efetivamente trabalhadas na viagem e terão direito a receberem um adicional de, no mínimo, 30% (trinta por cento) sobre o valor da hora normal, para cada hora trabalhada em viagem.

Respostas

respondido por: leleh3762Leticia
48
Os empregados domésticos tem direito de folgar nos feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso haja trabalho nesses feriados, o(a) empregador(a) deve proceder ao pagamento do dia em dobro ou conceder uma folga compensatória em outro dia da semana                     

jocamend: correto ,acabei de finalizar
Perguntas similares