O Brasil finaliza o século XIX com a Educação de Jovens e Adultos apresentando irregularidades e deficiências. Assim, no século XX várias ações foram realizadas buscando minimizar as necessidades, antes elencadas. Assim é que durante o período que vai de 1947 a 1963, foram instauradas algumas campanhas de alfabetização de massa que chamaram atenção, inclusive pela sua denominação, conforme segue:
Alternativas:
a) Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA), Campanha Nacional de Educação Rural (CNER) e Fundação Educar.
b) Campanha Nacional de Erradicação de Analfabetismo (CNEA) e Programa Alfabetização Solidária (PAS).
c) Fundação Educar, Programa Brasil Alfabetizado, Campanha Nacional de Alfabetização e Letramento (CNAL) e Movimento Brasileiro de Analfabetismo.
d) Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA), Campanha Nacional de Educação Rural (CNER) e Campanha Nacional de Erradicação de Analfabetismo (CNEA)
e) Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA), Movimento Brasileiro de Alfabetização - MOBRAL e Plano Nacional de Alfabetização.
Respostas
A alternativa D está correta.
O processo de alfabetização e letramento durante o século XX ganhou grande força principalmente devido as novas formas de políticas públicas.
Devemos considerar que nos dias de hoje, nosso sistema de educação mesmo com um direcionamento interessante ainda é falho, e, necessita de investimentos completos na educação e em outros setores que interferem diretamente o papel do profissional e do aluno, como melhores salários, assistência médica e até mesmo segurança, para que nossa Lei seja cumprida corretamente como está escrita em documento.
Por isso, a avaliação formativa do EJA deve ser desenvolvida com o intuito de formar mentes sociais, não apenas com foco na aprovação, pois quanto melhor o ensino for equilibrado e estimulante para esses alunos, maior o aproveitamento no sistema de avaliação será desenvolvido.
Caso tenha interesse no tema educação dê uma olhada neste link:
https://brainly.com.br/tarefa/20288652