Respostas
*Destilação: resumidamente, trata-se do aquecimento da água do mar, que atinge seu ponto de ebulição e passa para o estado de vapor, indo para um condensador onde é resfriada e retorna ao estado líquido. Essa água líquida é coletada em outro recipiente enquanto os sais ficam no recipiente original.
O nome da destilação mais usada para a dessalinização da água é a destilação rápida em fases múltiplas.
* Congelamento: Conforme explicado no texto Crioscopia, o ponto de congelamento de uma substância pura é sempre menor que o de sua solução. Assim, quando a temperatura da água do mar começa a diminuir, o gelo formado é composto somente de água pura, pois a mistura dos sais na água diminui seu ponto de congelamento. É por isso que nos oceanos e mares forma-se uma camada de gelo na parte de cima composta somente por água pura e na parte de baixo fica a água líquida com os sais dissolvidos.
Isso mostra que congelar a água do mar é também uma alternativa para dessalinizá-la. O método de congelamento mais usado em usinas de dessalinização é o processo de resfriamento secundário, em que se retira o calor da água do mar por passar pelo seu meio o butano.
Nesse processo, a temperatura em que a água do mar encontra-se é maior que a temperatura de ebulição do butano. Por isso, quando o butano passa pelo interior da água do mar, ele passa para o estado gasoso, o que envolve retirar o calor da água, que, por sua vez, congela.
Ao congelar, a água é separada de seus sais, mas eles depositam-se na superfície do gelo. Por isso, é preciso retirar o sal de cima dos cristais de gelo. O gelo lavado é então liquefeito em outra unidade por meio do calor do mesmo butano vaporizado que foi aquecido. Assim, o gelo vira água líquida e o butano volta ao estado líquido, podendo ser reutilizado.
* Osmose reversa ou invertida: A osmose é a passagem de solvente por uma membrana semipermeável para uma solução concentrada. Mas se aplicarmos uma pressão bastante elevada (acima da pressão osmótica), ocorrerá o processo inverso, ou seja, o solvente da solução concentrada passará pela membrana e irá em direção ao solvente puro.
Assim, se colocarmos água do mar de um lado e água pura de outro, separando-as por uma membrana semipermeável, podemos aplicar uma pressão elevada (bem superior a 30 atm, que é a pressão osmótica da água do mar) sobre a água do mar. O resultado será a osmose inversa, ou seja, as moléculas da água salgada irão em direção à água pura, afastando-se dos seus sais
Resposta:
Tem 3 etapas, sendo elas: a captação, o tratamento propriamente dito e a disposição do rejeito.
Explicação:
Quais são as etapas desse processo?
Há basicamente três partes sensíveis no processo de dessalinização: a captação, o tratamento propriamente dito e a disposição do rejeito. Entenda melhor cada etapa abaixo.
1-Captação
A primeira fase do processo de dessalinização é a captação da água do mar. Para tanto, é possível construir Estações de Bombeamento próximas às praias, assim como captá-la por meio de canais, poços ou galerias de infiltração.
2-Tratamento
Dentro da etapa do tratamento é possível utilizar vários processos, como filtração, flotação, ultrafiltração, evaporação/destilação, osmose inversa e remineralização, assim como combinar as técnicas para alcançar mais eficiência.
Os processos mais conhecidos são pelo uso de membranas de ultrafiltração na osmose reversa, assim como a evaporação/destilação.
3-Ultrafiltração e osmose reversa
Nesse caso, a passagem da água do mar ocorre por meio de membranas com permeabilidade seletiva. Durante a dessalinização pela técnica de osmose reversa, a passagem da água pela membrana ocorre porque a pressão externa é maior do que a pressão osmótica existente, o que faz o líquido se deslocar do lado com maior concentração de sais para aquele com menos concentração de sais. O objetivo é reverter o processo natural de osmose.
A membrana utilizada promove uma ultrafiltração, visto que é feita de material semipermeável e sintético, com espessura inferior a 1 mícron. Quando a água se desloca por ela, as impurezas ficam retidas e, assim, ocorre a separação dos sais, minerais e outros contaminantes que tornavam a água imprópria para o consumo.
Evaporação
A destilação térmica, ou evaporação, imita o ciclo natural da chuva para promover a dessalinização. Por meio de energia, que pode ser fóssil ou solar, a água do mar é aquecida e, assim, passa do estado líquido para o gasoso.
As partículas sólidas ficarão retidas no reservatório, enquanto a água evaporada, já sem os sais minerais, será captada por um sistema que a resfriará e fará com que ela volte ao estado líquido.
3-Disposição do rejeito
A água residual da dessalinização tem alta concentração de sais, minerais e outros compostos, inclusive resíduos tóxicos para a vida marinha. Além disso, em alguns casos, como no processo de evaporação, a água resultante do tratamento está em temperatura diferente da encontrada no mar, o que pode causar impactos negativos.
Sendo assim, é preciso distribuir o rejeito sem impactar a vida marinha e o solo, visto que muitas vezes o rejeito é devolvido a eles e aos cursos d’água. Para tanto, existem várias técnicas, como bacias ou lagoas de evaporação, concentração e cristalização de salmoura, redução do volume do rejeito por plantas aquáticas em tanques e bacias de percolação e irrigação de plantas halófitas, ou seja, plantas que acumulam grandes quantidades de sais em seu interior.
Espero ter ajudado!